segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Justificativa do jurado de Harmonia é subjetiva

A diretoria da ARUC teve acesso ontem às justificativas dos três jurados que não nos deram nota 10 no desfile de terça-feira no Ceilambódromo.
Publicamos essas justificativas para que toda a comunidade cruzeirense tenha conhecimento das alegações dos jurados que nos penalisaram:
1 - O jurado Ricardo do Nascimento, que julgou Harmonia, na terceira cabine, apresentado como "diretor de Carnaval em agremiações do Grupo Especial no Rio, palestrante do quesito em oficinas de Carnaval e julgador do quesito desde 2003", deu a seguinte justificativa para a sua nota 9,2:
"Não houve entrosamento, em vários momentos do desfile saíram fora do compasso entre o canto e o ritmo. Os instrumentos de corda sairam fora do ritmo atrapalhando a harmonia".
Desde o primeiro momento em que as notas foram divulgadas, admitimos que poderíamos ter cometido algum erro durante o desfile que justificasse uma nota baixa em Harmonia, embora sempre alertamos que o rigor da nota desse jurado nos parecia excessivo. Agora, com a justificativa, nossa perplexidade é ainda maior. A justificativa apresentada pelo senhor Ricardo do Nascimento é absolutamente vaga, genérica e subjetiva, não apresentando elementos de convicção que amparem a retirada dos 0,8 décimos, que nos custaram o título. Em que momentos do desfile não houve entrosamento entre o canto e o ritmo? Em que alas? Em qual setor? Em que parte do samba as cordas sairam fora do ritmo? Penalizar a ARUC com oito décimos exige uma justificativa mais concreta e objetiva. Não podemos concordar com tal justificativa genérica, vaga e subjetiva o que nos faz levantar dúvidas sobre a seriedade desse julgador. Com a justificativa apresentada por esse senhor, ficamos com a sensação de que ele teve a intenção deliberada de prejudicar a ARUC.
2 - Já os outros dois jurados que não nos deram nota 10 - Felipe Beauclair de Jesus dos Santos, que julgou Conjunto e Evolução, e nos deu 9,6 e Vera Lucia Silva, que julgou Fantasias, e nos deu 9,9, apresentaram justificativas concretas, objetivas e coerentes: "Um gigantesco buraco entre a Ala Dom Quixote e o segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira que gerou uma correria para fechá-lo prejudicando a evolução das alas das Baianas e das Crianças" para a Evolução e "Terceiro setor, Ala nº 15, um componente com sapato de cor diferente dos demais" para Fantasias, com as quais concordamos e respeitamos.
3- A discrepância entre as justificativas concretas e objetivas dos jurados de Conjunto e Evolução e de Fantasia e a justificativa vaga, genérica, subjetiva do jurado de Harmonia, exatamente o que mais nos penalizou e nos tirou a vitória, nos deixa a dúvida sobre a lisura do seu comportamento.
4 - Reafirmo o que disse na minha nota à comunidade cruzeirense, divulgada na noite de quinta-feira e lida na quadra.  A equipe da Harmonia, comandada pelo Mestre Banjo, não tem nenhuma responsabilidade direta ou indireta sobre essas penalizações, principalmente sobre a penalização absurda e exagerada do jurado de Harmonia. O que fica ainda mais claro após a leitura da justificativa do jurado.
5 - Peço a todos os cruzeirenses que mantenham a serenidade e acima de tudo a união. A justificativa conhecida hoje nos dá a certeza de que fomos deliberadamente prejudicados por esse jurado, que fica desde já definitivamente VETADO pela ARUC para os próximos carnavais. A hora não é de fofocas ou de caça às bruxas. Fizemos um Carnaval campeão e fomos deliberadamente prejudicados. A hora é de corrigir os eventuais erros cometidos, com serenidade, e começar, desde já, a preparar um Carnaval arrebator em 2013 para reparar a injustiça de que fomos vítimas este ano. Com muito amor!
Brasília, 27 de fevereiro de 2012
Moacyr de Oliveira Filho - Moa
                                                                                                            Presidente

Um comentário:

  1. Parabéns Moa!
    A sua preocupação em tirar das costas da Harmonia toda a responsabilidade pelo "Título Perdido", mostrando para toda Comunidade Cruzeirense o descretido na justificativa do referido meliante (não tenho outro adjetivo para qualificar esse camarada)soa como alívio para nossa Equipe de Harmonia, especialmente para o Mestre Banjo que há anos a frente do Grupo, tem mostrado toda a sua garra no desempenho de suas atividades, tirando das nossas costas esse enorme peso que nos quizeram impor.
    Esperamos para o próximo Carnaval que seja realizada uma melhor avaliação quando da escolhas dos "Jurados", sendo observado a idoneidade e a qualificação de cada individuo escolhido.
    O que não presta a gente joga no LIXO, certo Sr.Ricardo, se é que possamos chama-lo de Senhor...
    Com muita indignação:

    Funai da Aruc
    Cordenação Baianas

    ResponderExcluir