Cruzeiro


Bandeira do Cruzeiro

O Cruzeiro foi o pioneiro na construção das primeiras moradias para os funcionários públicos transferidos do Rio de Janeiro para a nova capital federal. Por ser uma área muito próxima ao Eixo Monumental, foi considerado inicialmente um bairro da Região Administrativa de Brasília, a RA-I.

A partir de 30 de dezembro de 1987 foi instituída a Administração do Cruzeiro (RA-XI), formada por quatro setores bastante diferenciados entre si: Cruzeiro Velho, Cruzeiro Novo, Área Octogonal e Setor Sudoeste. No ano de 2003 a RA-XI foi desmembrada e atualmente o Cruzeiro é composto apenas pelos dois setores originais: Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo
Um ponto importante que não podemos deixar de salientar, é que a marca do Cruzeiro ao longo dessas cinco décadas de existência tem sido a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, a ARUC, tendo em vista que a história da entidade se confunde com a da própria cidade.

Grande parte do sucesso esportivo, cultural e carnavalesco da ARUC pode ser explicada pela forte ligação que a entidade sempre manteve com a comunidade do Cruzeiro, tanto antes quanto depois de sua autonomia administrativa, conquistada em outubro de 1989. Aliás a ARUC acabou sendo um forte canal de ligação entre a comunidade e os poderes públicos. Sem autonomia administrativa e representação política, a comunidade do Cruzeiro se sentia desamparada pelas autoridades e via no prestígio da ARUC, obtido pelas suas vitórias no Carnaval e pelo seu trabalho em defesa do samba, do esporte e da cultura, o canal ideal para fazer chegar suas reivindicações aos governantes.

Foi a ARUC, também, quem conseguiu que o Governo do Distrito Federal oficializasse, em 1987, a data de aniversário do bairro do Cruzeiro. Uma comissão de dirigentes da ARUC realizou uma pesquisa em documentos históricos e entrevistou diversos moradores para concluir que o Cruzeiro foi fundado no dia 30 de novembro de 1959. O resultado do trabalho foi encaminhado pela ARUC ao GDF que, em outubro de 1987, oficializou a data de fundação da cidade, a qual faz parte da área tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Vista aérea do Cruzeiro