sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval: Aruc aposta em qualidade e tradição para contar a vida do pintor Portinari

 por Kamila Farias, do Jornal de Brasília, 2/02/2012

Mesmo com o tempo apertado, o coordenador garante que tudo estará impecável na avenida. “A única certeza que temos é que no dia estará tudo pronto. Tudo que a gente projeta, sai. Estamos ainda bem no começo, mas é tudo muito rápido”, explica. A escola conta com cerca de cem pessoas para ajudar que tudo fique impecável até o dia do desfile, no dia 21 de fevereiro.
A expectativa para mais um título é tão grande, que boa parte da coordenação está acampado no barracão. “Nessa última reta a gente muda para cá literalmente. Fazemos um acampamento e só saímos daqui após o Carnaval”, garante o coordenador.
É com esse espírito, que a sensação de vitória impera na quadra da Aruc. “Estamos com boas expectativas, pois temos tradição e qualidade. A gente sai para ganhar”, ressalta Paraíba.
História
Este ano, a escola vai contar a história de Portinari e os caminhos percorridos pelo artista. Serão dez alas – do Gildo, do Xuxu, do Paulinho Madrugada, do Bazar, do Betinho, da Verônica, das Crianças, das Baianas, da Comunidade e a ala Amigos da Aruc.
A história da tradicional Aruc começou em 1961, por moradores do Cruzeiro, que eram funcionários públicos e vieram para a capital federal transferidos do Rio de Janeiro. Eles queriam criar um local de lazer, esporte e cultura.
Em 1963, com a criação do Departamento de Escola de Samba, estavam lançadas as bases da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro. Seus primeiros títulos formaram uma sequência de cinco anos, desbancando a até então maior rival, Alvorada em Ritmo, da Asa Sul.
No entanto, vários episódios também marcaram a trajetória da escola, como a desclassificação motivada pelo reduzido número de integrantes, em 1974; e o sumiço da bandeira, no desfile de 1979.
Mas foi a partir de 1986, que a escola se destacou e começou a saga do octacampeonato – de 1986 a 1993. Após o retorno aos desfiles no DF, a Aruc voltou mostrando seus pontos positivos e se tornou campeã.
Em 2009, a Aruc ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, quando se firmou como a maior vencedora de desfiles de Carnaval no Brasil, superando inclusive sua madrinha, a Portela, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário