Instituto ARUC Cultural

O Instituto ARUC Cultural foi fundado em 2 de julho de 2019 para atuar como um braço dinâmico da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro. Com a finalidade de desenvolver projetos voltados para a preservação da memória e do patrimônio cultural local, o Instituto se inspira no modelo da madrinha Portela, que também criou seu Instituto Cultural para desenvolver ações diferenciadas do carnaval e do samba no sentido de fortalecer o nome de uma instituição tão grandiosa. No entanto, o Instituto já surge com um grande acervo reunido a partir de atividades anteriores.

A Casa da Memória do Cruzeiro foi um projeto de parceria entre a Administração Regional do Cruzeiro e o Arquivo Público do Distrito Federal, firmado em novembro de 2012 para divulgar e preservar a memória local. Desde o fim daquela gestão em 2014, o projeto permaneceu ativo de maneira voluntária pelo professor Rafael Fernandes de Souza, então Gerente de Cultura e coordenador do projeto, com a realização de exposições e palestras.

Em paralelo, o grupo Memórias do Cruzeiro foi criado no Facebook para divulgar o rico acervo da ARUC reunido por Helio dos Santos ao longo de quarenta anos. Ambas iniciativas já caminhavam juntas em parceria, mas foram ainda mais integradas com a execução do projeto “Catálogo do Acervo da Casa da Memória do Cruzeiro” com recursos do Fundo de apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), quando o acervo fotográfico foi unificado e catalogado ao longo de 2016 e 2017.

O projeto concluiu uma primeira etapa, mas a catalogação ainda necessita de continuidade. Há uma grande quantidade de fotos a serem identificadas e também um acervo de matérias de jornais que não foi sistematizado por completo.

Devido às dificuldades em prosseguir tamanho trabalho de maneira voluntária, e precisando de mão de obra qualificada e devidamente remunerada, os organizadores do projeto partiram para a institucionalização de modo a criar os meios de captar recursos e prosseguir com as atividades relativas à memória da Região Administrativa do Cruzeiro.

Amostra de fotos já catalogadas (Clique no link para abrir o álbum)










Nenhum comentário:

Postar um comentário