sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quase meio século de vitórias

Escola do Cruzeiro faz aniversário hoje e enfrenta grave crise financeira
Da Redação, Jornal de Brasília, 21/10/2010.

A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro – Aruc completa hoje, 49 anos de existência. Apesar do histórico de vitórias – a Aruc foi 30 vezes campeã dos desfiles de escolas de samba da cidade, é a única escola de samba do Brasil a possuir um octa-campeonato (de 1986 a 1993) – a escola do Cruzeiro não têm muitos motivos para comemorar.

A entidade vive uma grave crise financeira, agravada pela insegurança jurídica sobre a área que ocupa desde 1983 e que se encontra em situação irregular desde 2003, quando venceu o último contrato de ocupação com o GDF. Em 2008, o então governador do DF decidiu que a área seria transformada na Vila Olímpica do Cruzeiro. A obra foi licitada pela Novacap, a licitação foi homologada, mas até hoje não saiu do papel.

Sem alvará de funcionamento, a Aruc fica impedida de promover grandes eventos, cobrar mensalidade de seus associados e até mesmo de captar patrocínios.

A 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural decidiu intervir e instaurou um procedimento para acompanhar a ação do DF para a proteção do Patrimônio Cultural Imaterial representado pela Aruc. Órgãos serão notificados para que expliquem qual a real situação da licitação da Vila Olímpica.

Enquanto espera uma definição, a diretoria da Aruc se prepara para comemorar, em grande estilo, os 50 anos da entidade, em outubro de 2011.

SAIBA +
A escola lançou o Projeto Aruc 50 Anos. Ele começa no Carnaval de 2011, quando a escola levará para a Avenida um enredo contando sua história - Aruc Jubileu de Ouro - Uma História de Amor em Azul e Branco. Outras atividades serão realizadas ao longo de todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário