quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aruc celebra 49º aniversário

Por Gabriel Jabour, Tribuna do Brasil, 21/10/2010.

Festividades de comemoração incluem cursos de desenho e fantasias

A mais antiga e tradicional escola de samba do Cruzeiro, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), completa hoje 49 anos de existência. Trinta vezes campeã dos desfiles de escolas de samba da região, é a única escola de samba do Brasil a possuir um octa-campeonato (de 1986 a 1993). A associação ganhou também títulos locais e nacionais em várias modalidades esportivas.
As festividades de comemoração aos 49 anos da escola de samba acontecem em novembro e dezembro, quando a entidade realiza a etapa II do Projeto Fabricando Carnaval, que oferecerá gratuitamente às escolas de samba e à comunidade de Brasília, cursos de desenhos de figurinos, perucaria, maquiagem artística, cabeças de fantasias, adereços e esculturas para alas e alegorias – além do Projeto Carnaval: Arte, do barracão à avenida, com cursos de escultura de isopor e pastelação e artes em espuma. Esses dois projetos têm o apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF. Na programação também está incluída uma festa com a participação de sambistas locais e das baterias da Aruc, Águia Imperial e Bola Preta de Sobradinho, quando lançará oficialmente o seu enredo para o Carnaval 2011, a marca comemorativa e o Projeto do cinqüentenário da entidade.
Dando início ao ano do seu cinqüentenário, a entidade lançou o Projeto Aruc 50 Anos. As atividades têm início no carnaval de 2011, quando a azul e branco do Cruzeiro levará para a Avenida um enredo contando a sua história – Aruc Jubileu de Ouro – Uma História de Amor em Azul e Branco.
Durante todo o ano de 2011 estão programadas várias atividades, como a realização do concerto Canta Gavião especial, tradicional evento cultural promovido pela Aruc nos anos 1980 e 1990. A programação conta com torneios esportivos, o lançamento de um CD com os melhores sambas-enredo da história da escola e um DVD com um documentário sobre os 50 anos da entidade, dirigido pelo cineasta Vladimir Carvalho. A associação também lançará um livro de fotos históricas e planeja um grande show de comemoração dos 50 anos, com a presença de nomes consagrados do samba brasileiro, fechando as atividades em outubro de 2011.
Para o presidente da entidade, Moacyr Oliveira Filho, o Moa, a comemoração da data é contraditória. “Temos muito o que comemorar. Estamos vivenciando nosso cinquentenário. É uma escola que é patrimônio cultural de Brasília e que se tornou referência em todo o Brasil. Tudo isso é motivo de orgulho”, alegra-se. Em meio às comemorações, ele destaca que a escola vive um momento problemático. “Nossa situação é de dificuldade por causa de nossa insegurança jurídica em relação à área que ocupa desde 1983 e que se encontra em situação irregular desde 2003, quando venceu o último contrato de ocupação com o GDF e que até hoje não foi renovado”, completa. Segundo Moa, a esperança é que o próximo governo resolva o problema.

Entenda a situação
Em 2008, o então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, decidiu que a área ocupada pela escola de samba seria transformada na Vila Olímpica do Cruzeiro, onde a entidade teria sua sede e espaço para suas atividades, além de poder se habilitar, como Organização Social, a administrar a Vila Olímpica. “A obra foi licitada pela Novacap e a licitação foi homologada, mas até hoje não saiu do papel, abatida pela crise política que se instalou na cidade”, especifica.
Moacyr Oliveira ressalta que, sem alvará de funcionamento, a entidade fica impedida de promover grandes eventos, cobrar mensalidade de seus associados e até mesmo de captar patrocínios, o que está provocando uma grave crise financeira que ameaça a sua própria sobrevivência.
A 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural decidiu intervir. No final de setembro, o promotor Roberto Carlos Batista instaurou um Procedimento Interno para acompanhar a ação para a proteção do patrimônio cultural imaterial representado pela Aruc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário