sexta-feira, 21 de outubro de 2022

ARUC 61 Anos

 


O número 61 é associado a Brasília por se tratar do nosso Código de área para as ligações telefônicas. Algumas outras coisas especiais são associadas a nossa capital federal: comer pastel com caldo de cana na rodoviária ou uma pizza na Dom Bosco, caminhar no parque da cidade, pedalar no Eixão, comemorar a chuva após longa seca, curtir o rock de nossas bandas autorais e vibrar com o samba na ARUC!

O mais autêntico samba brasiliense tem endereço: há 61 anos surgia a Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro. Fundada pelos cariocas que chegavam à nova capital, a ARUC não demoraria a se consolidar como uma das mais importantes entidades culturais da cidade. Participando dos primeiros desfiles de escolas de samba, levamos o nome do Cruzeiro pelo Distrito Federal, mas também o nome de Brasília pelo Brasil. Os títulos do carnaval se acumularam e vieram também os troféus nos esportes, conquistados em diferentes regiões com nossa camisa azul e branca. 

Em 1974 chegamos a nossa casa, depois ensaiar pelas ruas do Cruzeiro Velho como verdadeiro ato de resistência. Ocupamos o Clube de Vizinhança do Cruzeiro que ficara sem usuário com o fim da equipe Cruzeiro do Sul. E desde então, é daqui que produzimos nossos sonhos, nos encontramos e celebramos a cultura popular. 

Estes sessenta e um anos são marcados de muitas vitórias, mas também de muita luta, pois nunca tivemos vida fácil. E de uns tempos para cá, parece que lutar e resistir é o que mais temos feito. Manter uma escola de samba em atividade por oito anos sem desfilar oficialmente foi o maior compromisso de todos que estiveram a frente de nossa entidade. E veio a pandemia, processo de vizinho, inconstitucionalidade sobre a regularização do terreno, Lei do Silêncio querendo calar a bateria. Temos enfrentado os problemas, um a um, matando cada leão por dia. 

Hoje, porém, é dia de comemorar os 61 anos de nosso gavião azul e branco. É celebrar os 61 anos já vividos e trabalhar pelos próximos anos, que prometem ser decisivos. A volta dos desfiles oficiais no DF, a regularização que permita parcerias e atividades econômicas de modo a fazer os investimentos necessários que ofereçam a estrutura de clube com já tivemos uma vez. A ARUC resiste e resiste porque existe. Vida longa à Unidos do Cruzeiro!

Rafael Fernandes de Souza - presidente da ARUC

PROGRAMAÇÃO do ANIVERSÁRIO

21/out (sexta) 20h - Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF no Salão Nilton Sabino.


22/out (sábado) a partir das 16h - Desfile de aniversário pela Avenida das Mangueiras. Concentração em frente ao Bloco I do Comércio da Quadra 913 (acima do Veneza).



Um comentário:

  1. Parabéns à nossa soberana rainha dos desfiles, que possamos finalmente comemorar seu aniversário nosso chão de fato e de direito em breve.

    ResponderExcluir