segunda-feira, 28 de março de 2011

Carta aberta: Carnaval de Brasília no Plano-Piloto

Carnaval de Brasília no Plano-Piloto


Participo do carnaval de Brasília desde 1974 como dirigente e colaborador da ARUC. Nestes 38 anos acompanhei grandes momentos do carnaval da cidade no Eixão, na W3 e no Caldeirão da Folia próximo à Torre de TV. Em 2003 as escolas de samba do Grupo Especial não desfilaram, tendo apenas a participação dos blocos carnavalescos. O público diminui significativamente ficando a imagem de um carnaval sem público, uma grande injustiça, uma vez que as escolas de samba não desfilaram. Aproveitando disso, políticos oportunistas levaram o desfile para a Ceilândia, prometendo uma estrutura de alto nível e um grande público. A estrutura montada foi precária e o público, menor que o do Plano-Piloto, prestigia apenas o desfile da escola de samba de sua cidade. Nas pesquisas realizadas pelo Blog da Paola, Secretaria de Cultura e Rede Globo, mais de 85% se manifestaram a favor do retorno do desfile para o Plano-Piloto, além do que, todas as escolas de samba assinaram um manifesto da Liga defendendo o retorno ao centro da cidade.

O fato principal é que o carnaval contempla apenas uma cidade, o que não justifica o investimento que é feito para sua realização. O atual governador anunciou durante os desfiles que vai retornar o desfile ao seu local original. Acreditamos nessa promessa porque o governador Agnelo Queiroz já desfilou na Mocidade do Gama e na ARUC e foi o único governador a prestigiar os desfiles, marcando presença no Ceilambódromo, mostrando que é um político que se identifica com o maior evento popular da cidade.

Vale ressaltar o grande avanço dos blocos de rua no carnaval do Plano-Piloto tais como o Galinho, Baratona, Raparigueiros e Pacotão, mostrando o potencial que tem esta festa popular no centro da cidade.

Sugerimos como local dos desfiles o estacionamento do Estádio Mané Garrincha que possibilita a montagem de uma passarela que atende o local dos desfiles, tem amplo estacionamento e fica próximo da Rodoviária. Mais importante ainda é que o governo defina ainda no primeiro semestre não só a questão do local como o repasse dos recursos financeiros evitando assim os atropelos que todos os anos acontecem.

Helio dos Santos

Ex-presidente e atual membro do Conselho de Administrativo da ARUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário