quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vila Olímpica ainda não saiu do papel

Autor: Vivianne Frota


Definição do início das obras poderá sair na próxima semana

Considerada utilidade pública para os moradores da cidade e para a escola de samba Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), a obra da Vila Olímpica, no Cruzeiro, ainda não entrou em licitação. Segundo a Novacap, o processo será definido até a próxima semana. De acordo com a proposta inicial, a obra da vila deveria ter começado em 2007.
Chegou a ser definida a verba de R$ 8 milhões para a obra, mas devido à redução de verbas o orçamento ficou em R$ 2 milhões e o projeto teve que ser modificado. Desde então, os moradores e integrantes da Aruc não sabem se a vila vai sair do papel.
Há 40 anos, a Aruc pagava uma taxa para utilizar a área, mas há alguns anos o Ministério Público solicitou que devolvessem o terreno, o que acabou impedindo de realizarem eventos e parecerias para manter a escola. Porém, em fevereiro de 2007, o governador José Roberto Arruda decidiu transformar a quadra da escola numa vila olímpica, daí a ideia de a Aruc assumir a administração da vila e ter um lugar para se estabelecer.
Para o presidente da Aruc, Moacyr Oliveira Filho, a situação da escola está muito complicada e as promessas de começarem as obras não tem nem prazo nem da licitação. “Já fizemos inúmeras reuniões e até fizemos um projeto dentro do valor da verba junto com a Novacap. Não sei o que acontece, pois a coisa inexplicavelmente está parada”, disse Moacyr.
Ele explicou que iriam basicamente reformar duas quadras e uma delas com cobertura, arrumar o campo de futebol, trocar as piscinas, construir vestuários e mexer na manutenção das demais instalações de energia elétrica e água. Segundo Moacir, a Novacap informou aos dirigentes da Aruc, em reunião no dia 16, que o projeto ainda não estava pronto, nem tinha previsão para ser concluído. A esperança, segundo ele, é que o governador cumpra a promessa de construção da Vila Olímpica, feita na quadra da Aruc há quase dois anos.
“Com a redução da verba sabemos que só será feita uma reforma no local. Acredito que o governador não sabe o que está acontecendo, por isso solicitamos uma audiência com o governador Arruda”, disse Moacyr Filho.
O diretor de edificações da Novacap, José Alves de Melo Júnior, explicou que com os cortes da verba não foi possível terminar o projeto. Ele acredita que até a próxima semana haja uma definição do caso. “Acredito que em 40 dias estaremos começando as obras.”
No último sábado, a Aruc alterou seu estatuto e se tornou organização social. Agora, está apta a participar do processo de escolha da entidade que vai administrar a Vila Olímpica.

Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 22 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário