sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sem braço após câncer, jovem do DF sonha em ser rainha de bateria

Thaynnara fez três cirurgias desde os 9 anos: 'Tinha que seguir em frente'.
Jovem vai puxar ala das passistas-mirins de escola do Cruzeiro neste ano.

Raquel MoraisDo G1 DF
Comente agora
A modelo Thaynara Ramos, que perdeu o braço após ter um câncer e vai desfilar no carnaval do DF pela Aruc (Foto: Thaynara Ramos/Arquivo pessoal)A modelo Thaynara Ramos, que perdeu o braço após
ter um câncer e vai desfilar no carnaval do DF pela
Aruc (Foto: Thaynara Ramos/Arquivo pessoal)
A modelo brasiliense Thaynnara Ramos, de 18 anos, encontrou no Carnaval a força para suportar os três tratamentos que precisou enfrentar contra o câncer. O primeiro deles ocorreu depois do diagnóstico da doença no osso do braço direito e terminou com a amputação do membro. A jovem, que sonha em ser rainha de bateria da escola de samba Aruc, que a família frequenta desde antes de ela nascer, no Cruzeiro, afirma que isso nunca a impediu de curtir a folia.

"Desfilo desde os 5 anos e nunca parei por causa disso. No começo era ruim, eu ficava com vergonha de sair. Tinha 10 anos. As pessoas debochavam da minha cara, então eu ficava muito triste", lembra a jovem. "Mas eu tinha em mente que não podia ficar deitada e sufocar meus sonhos. Tinha que seguir em frente, nunca olhar para trás."

O primeiro câncer foi identificado quando ela tinha 9 anos, fazendo com que a garota precisasse passar por quimioterapia por meses. Depois, aos 11 anos, os médicos encontraram um foco da doença no pescoço. Três anos depois, quando ela tinha 14, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. As três cirurgias aconteceram, curiosamente, na época do carnaval.
Desfilo desde os 5 anos e nunca parei por causa disso. No começo era ruim, eu ficava com vergonha de sair. Tinha 10 anos. As pessoas debochavam da minha cara, então eu ficava muito triste. Mas eu tinha em mente que não podia ficar deitada e sufocar meus sonhos. Tinha que seguir em frente, nunca olhar para trás"
Thaynara Ramos, modelo que perdeu o braço após câncer
"Era complicado, porque eu mal nasci e já ia para o samba, no colo da minha mãe", ri. "E era o assunto entre todo mundo, inclusive os médicos. A gente sempre precisava fechar um acordo: eu podia ir para a apresentação, desde que toda agasalhada, e logo que terminasse voltaria para casa, para operar no dia seguinte."

Na última cirurgia, no entanto, o médico mudou de ideia e vetou a ida de Thaynnara ao desfile. A menina entrou em desespero e mãe e madrinha precisaram intervir para que o médico autorizasse que ela acompanhasse a folia.

"Tive um ataque, um surto. Falei que eu queria, que eu realmente precisava ir", conta a modelo. "Eu fiquei muito, mas muito nervosa mesmo. Parecia o fim. Aí conversaram com ele e, de novo, recebi uma lista de recomendações. Tinha que me proteger, nada de pegar friagem ou resfriado. Fui tampada da cabeça aos pés, mas fui."
A modelo Thaynara Ramos na quadra da escola de samba Aruc (Foto: Thaynara Ramos/Arquivo pessoal)A modelo Thaynara Ramos na quadra da escola de samba Aruc (Foto: Thaynara Ramos/Arquivo pessoal)
Neste ano, Thaynnara vai puxar a ala das passistas-mirins, ao som de um samba enredo que homenageia Dorival Caimmy. Animada, ela diz que está ansiosa para usar o vestido colorido e se divertir junto às outras quase 30 meninas.

"É até difícil de falar, mas o carnaval representa tudo para mim. Eu cresci dentro disso. Eu adoro o que a gente faz, a gente brinca, faz palhaçada. Essas pessoas e essa magia são que me deram força. Estavam comigo o tempo inteiro, em tudo o que passei, entende? É muito importante mesmo para mim. Minha vida está aqui", afirma a modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário