sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Menina que amarrava fralda em vassoura vira porta-bandeira no DF

Aos 10 anos, garota é porta-bandeira pela 4ª vez em escola de samba.
Desfile dura 60 minutos; criança carrega 13 kg, entre bandeira e roupas.

Raquel MoraisDo G1 DF
4 comentários
Mesmo pequena, Jasmine Tremendani, de 10 anos, tem uma grande trajetória no Carnaval de Brasília: aos 4 anos começou a desfilar na ala infantil de uma escola de samba e desde os 7 anos é uma das porta-bandeiras da agremiação. A vocação dava sinais quando ela ainda era bebê: a menina amarrava uma fralda no cabo da vassoura de brinquedo e circulava com a "invenção" dentro de casa.
Jasmine Tremendani, de 10 anos, que é porta-bandeira da Associaççao Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), do Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)Jasmine Tremendani, de 10 anos, que é porta-bandeira da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), do Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
"Tenho orgulho disso", conta, satisfeita. "É muito legal, é muito bom. A melhor parte é quando estou na avenida. Eu penso que ali eu estou contando ponto, que eu não posso fazer nada de errado porque preciso ajudar a minha escola a ganhar."
É muito legal, é muito bom. A melhor parte é quando estou na avenida. Eu penso que ali eu estou contando ponto, que eu não posso fazer nada de errado porque preciso ajudar a minha escola a ganhar"
Jasmine Tremendani, de 10 anos, porta-bandeira da Aruc
O gosto é compartilhado pela família, já que Jasmine acompanha os pais desde que nasceu no barracão da escola. O pai é diretor-geral de harmonia e a mãe desfilou mais de 20 vezes pela agremiação. Ainda assim, a ida da criança nunca foi forçada e a vontade de participar chegou a impressionar os parentes.

"Eu não dava muita importância para as brincadeiras de quando ela era bebê, não imaginava que ela fosse querer. Até que um dia, assistindo a um ensaio dos casais, ela pegou a bandeira de uma porta-bandeira e começou a imitar. Não teve jeito", lembra, orgulhosa, a mãe, Luzia.

O preparo da criança, que enfrenta 60 minutos de desfile e carrega 13 quilos entre bandeira e roupas, inclui atividade física e dieta balanceada - sem muito rigor, respeitando o fato de ela ainda ter 10 anos. Além disso, são dois ensaios por semana, ao longo de três meses. Jasmine é a 3ª porta-bandeira da escola.
  •  
A porta-bandeira mirim em um desfile de carnaval no Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)A porta-bandeira mirim em um desfile de carnaval no
Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Veterana, a garota não esconde que mesmo com toda essa dedicação ainda sente frio na barriga.

"Na primeira vez eu fiquei muito tensa. Fiquei com muito medo de errar, de cair, alguma coisa assim, mas depois, com o passar do tempo, ficou normal. Só que sempre tenho receio de acontecer alguma coisa, porque acidentes acontecem. Mas eu estou bem mais confiante do que nos últimos anos."
A menina de 45 quilos e 1,55 metro e que eventualmente se cansa de dar entrevistas afirma se divertir na preparação. Sonhando em chegar a ser a 1ª porta-bandeira da agremiação, Jasmine diz que assiste com encanto as apresentações das colegas. "É o mais bonito. Tem graciosidade, beleza. Adoro ver."

Nenhum comentário:

Postar um comentário