segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ARUC 58 ANOS

Hoje, a ARUC comemora seus 58 anos de existência e de uma história gloriosa, dedicada ao samba, ao esporte e à cultura do DF e do Brasil.
Para comemorar a data, apresento à comunidade, aos componentes, amigos e parceiros, um balanço de nossas atividades, realizações, projetos, vitórias e conquistas, nos últimos 4 anos, dessa gestão que se encerra em abril de 2020.
Tenho a certeza de que, apesar das dificuldades, conseguimos avançar muito e manter nossa entidade viva e atuante.
Agradeço aos meus companheiros de diretoria, aos conselheiros, aos Departamentos de Carnaval, de Esportes e Cultural, aos ritmistas, intérpretes, passistas, casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Harmonia, atletas e treinadores das equipes de esportes, baluartes, aos nossos funcionários, parceiros e amigos, que me ajudaram e dividiram comigo as tarefas de manter nossa entidade em atividade permanente.
Parabéns ARUC!


UM BALANCO DE 4 ANOS DE GESTÃO – 2016/2020

Nos últimos quatro anos, apesar das dificuldades impostas pela não realização dos desfiles das escolas de samba que, entre outras coisas, afasta nossos componentes e reduz as possibilidades de arrecadação de recursos, fundamentais para a manutenção de nossa entidade, a atual Diretoria da ARUC tem conseguindo manter as atividades, durante todo ano, com importantes eventos e ações no samba, no Carnaval, no esporte, na cultura e em projetos comunitários, ocupando generosos espaços na mídia e oferecendo, como é da nossa tradição, opções de lazer para a nossa comunidade, componentes, amigos e parceiros.

No ano em que comemoramos 58 anos de vida e 10 anos do nosso registro como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, apresentamos um balanço dessas atividades, nos últimos quatro anos, dando continuidade ao trabalho das gestões que nos antecederam.

Em janeiro de 2017, conseguimos nossa maior conquista, nos últimos 20 anos: a legalização da área que ocupamos, desde 1974, com a assinatura do Termo de Cessão de Uso da área, e que estava vencido há quase 20 anos. Apesar de alguns aspectos restritivos desse documento, que engessa nossas alternativas de parcerias, ele foi importante para nos dar segurança jurídica.

No Carnaval, apesar da não realização dos desfiles nos últimos 5 anos, mantivemos nossas atividades regularmente, ocupando os espaços disponíveis e mostrando que a ARUC é uma escola de samba que desfila porque existe, e não uma escola de samba que existe para desfilar.

Sem a realização dos desfiles, participamos dos eventos públicos, organizados pelo GDF, estreitamos nossas relações com blocos de rua e outras entidades carnavalescas, como o Galinho de Brasília, o Suvaco da Asa, o Virgens da Asa Norte, a Bateria Furiosa do DF e o Bloco Fio Desencapado, o Maracatu Baque Mulher, o Batalá, entre outros, realizando eventos conjuntos e em parcerias, e promovemos ensaios e eventos, com a participação das entidades carnavalescas co-irmãs.

Além disso, nesses 4 anos, reforçando nosso compromisso com a nossa comunidade, realizamos, na terça-feira de Carnaval, nosso tradicional desfile pelas ruas do Cruzeiro, saindo do Kioske Jeito Carioca.

Participamos, também, como convidados, de importantes eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, como o Carnaval do CCBB, a apresentação Cantos de Carnaval, com o Coral dos funcionários do Banco do Brasil, o Bailinho Infantil do Pátio Brasil, com a realização de oficinas de percussão e dança para as crianças, o bloco Pauta Na Rua, dos jornalistas do Correio Braziliense, o Baile da Melhor Idade, realizado pela Administração Regional do Cruzeiro, a entrega das chaves da Cidade ao Reinado de Momo pelo Governador do DF, em 2019, o Carnaval do Hospital Sarah, o Bloco dos Raros, para crianças portadoras de doenças raras, e a mobilização para doação de sangue no período carnavalesco, feita pelo Hemocentro, entre outras.

Realizamos, também, exposições sobre a história da ARUC e sua importância para o Carnaval de Brasília, no Pátio Brasil, no Ministério do Planejamento e no Parque da Alegria, onde fomos homenageados. E participamos da gravação de um vídeo institucional da Caixa Econômica Federal, realizado em nossa quadra.

Mantivemos o Grupo Show – ARUC SAMBA SHOW em funcionamento, realizando inúmeras apresentações em eventos públicos e privados, promovemos escola e oficinas de percussão e, mais recentemente, fizemos ajustes na direção da nossa Bateria, visando reestruturá-la e resgatar antigos ritmistas que estavam afastados, com vistas à esperada volta do desfile das escolas de samba, em 2020.

Confiando no compromisso do GDF de que os desfiles das escolas de samba voltarão a ser realizados em 2020, lançamos nosso enredo e nosso samba-enredo para o Carnaval 2020, em maio deste ano, e de lá para cá, temos realizado ensaios mensais e ensaios semanais da Bateria.

Participamos de importantes eventos oficiais, como a Mostra 100 Anos do Samba, em abril de 2016, promovida pela Casa de Cultura da América Latina, da Recepção da Tocha Olímpica, em maio de 2016, do Projeto Maratona do Samba, em julho de 2016, das festas dos 57 e 58 anos de Brasília, promovida pela Secretaria de Cultura do GDF, da gravação ao vivo do DVD Sinfonia dos Direitos, do Maestro Jorge Antunes, em maio de 2017, da abertura dos Jogos Escolares do DF, em junho de 2017, da abertura dos Jogos Regionais da APCEF, em junho de 2019, da Festa da Criança, organizada pelo GDF, no Parque da Cidade, e outubro de 2019, entre outros eventos públicos, privados e comunitários.

Fiel à nossa tradição, realizamos, em nossa quadra, eventos com grandes nomes do samba, como Toninho Geraes, Mart´nália, Monarco, Délcio Luiz, Ronaldinho do FDQ, Vou pro Sereno, Marquinhos Sensação, Xande de Pilares, Grupo Raça, Nelson Rufino, Fabiana Cozza, Reinaldo, Fundo de Quintal, Jorginho do Império, Arlindinho, Salgadinho, Pique Novo, entre outros, além de sambistas locais, e estreitamos, ainda mais, as nossa relações com a madrinha Portela, em parceria com o Consulado da Portela no DF, com eventos com a participação de Monarco, Tia Surica, Noca da Portela, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Serginho Procópio, Dorina, Marquinhos do Pandeiro, Tuco Pelegrino, Beto Fininho e Gilsinho, intérprete oficial da Portela.

Gravamos, em 2018, com apoio do FAC, o CD Sambas Históricos da ARUC, com os sambas-campeões, que ainda não haviam sido gravados, lançado numa festa com a presença de Monarco e Tia Surica, da Portela.

Na área social, participamos de várias ações, como o Projeto Vida Padre Gailhac, em São Sebastião, o Natal Solidário, entre outras, como apresentações em escolas, shows e feijoadas beneficentes e com entrada com a doação de alimentos não perecíveis, para serem entregues a instituições beneficentes.

Fomos contemplados, em agosto de 2018, com o Prêmio FAC Cultura e Cidadania, na Categoria Culturas Populares, Saberes e Fazeres das Culturas.

Reorganizamos o Departamento Cultural e realizamos duas edições do tradicional e histórico Canta Gavião, em abril e outubro de 2019.
E, por meio de parcerias, oferecemos aulas de capoeira, Kangoo e Dança de Salão.

Em setembro de 2019, recebemos a visita da embaixatriz da República Popular da China, Sra. LU Yanliu, acompanhada de outros diplomatas chineses. A comitiva ouviu uma exposição sobre a história e as atividades da ARUC, visitou a Sala de Troféus, a Sala de Memória, a quadra de ensaios, assistiu a uma pequena apresentação da Bateria, das passistas e do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e a embaixatriz demonstrou grande interesse nos nossos projetos e atividades.

Institucionalmente, participamos do processo de criação da Federação Nacional das Escolas de Samba – FENASAMBA, desde 2017, e o presidente Moacyr Oliveira Filho é Secretário-Geral da entidade. Além disso, o presidente Moacyr integra, como representante da sociedade civil e da ARUC, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF – CONDEPAC-DF, desde novembro de 2018, como membro titular.
No esporte, firmamos uma parceria com a Escola de Futebol Toque de Classe, conveniada do Grêmio de Footbal Porto Alegrense, que mantém um núcleo em atividade na ARUC, com escolinha de futebol para crianças e adolescentes, nossas equipes de handebol feminino master têm participado com sucesso de competições locais e nacionais da categoria, como o Brasil Master Cup, do qual foi campeã, em 2017, e vice-campeã, em 2019, e vai participar, como única equipe brasileira convidada, do Masters Handeball World Cup, que será realizado, de 14 a 17 de maio de 2020, na Croácia.

A equipe de handebol masculino adulto UPIS/KFH/ARUC foi campeã brasiliense de 2018, ao vencer a forte equipe da UNB por 2 gols de diferença, em dezembro de 2018, e campeã do Jogos Abertos de Goiás, representando Valparaíso.

Mantivemos em atividade nossas equipes de futsal masculino, em várias categorias, que têm obtido bons resultados, bem como equipes de futebol de campo, que disputaram, em 2019, os Campeonatos Brasiliense de Infantil, Juvenil e de Juniores.

Promovemos uma completa revitalização da nossa sede, com a pintura das quadras de esporte e arquibancadas, e dos muros externo e interno, além de uma nova programação visual do Espaço Nilton Sabino, com painéis e placas indicativas, e da Sala de Memória Durval Leite Ribeiro, que recebeu fotos e painéis de carnavais históricos.

Demos continuidade ao Projeto Memória da ARUC, de recuperação e digitalização de fotos e documentos históricos, mantendo atualizados os perfis Memórias do Cruzeiro e Memórias das Escolas de Samba de Brasília.

Em julho de 2019, fundamos o Instituto ARUC Cultural para atuar como um braço dinâmico da ARUC, com a finalidade de desenvolver projetos voltados para a preservação da memória e do patrimônio cultural local. E regularizamos a documentação do Grêmio Carnavalesco Cacique do Cruzeiro, também com o objetivo de ajudar na captação de recursos para projetos culturais da ARUC.

Apesar de todas essas vitórias, que são inegáveis, ainda enfrentamos sérias dificuldades para a manutenção mensal da entidade, em função da falta de mecanismos para uma arrecadação permanente e regular de recursos e do baixo comprometimento e envolvimento de nossos diretores, conselheiros e componentes no cotidiano da entidade. Mesmo assim, temos conseguido manter os compromissos financeiros mensais em dia, como o pagamento de salários e despesas de água, luz, telefone e internet, apesar de ainda termos dívidas tributárias, fiscais e trabalhistas e empréstimos pessoais de diretores, de exercícios anteriores, que estão sendo equacionadas.

Perto de concluirmos mais um mandato à frente da entidade, que se encerra em abril de 2020, temos a consciência do dever cumprido, e vamos nos concentrar na preparação do Carnaval de 2020, se realmente a volta dos desfiles for confirmada, com o objetivo de reconquistar o título de Campeã do Carnaval de Brasília.

A partir de agora, nosso lema é: ARUC 2020, Rumo à 32ª estrela!

Juntos, somos mais fortes.
Brasília, 21 de outubro de 2019
Moacyr de Oliveira Filho
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário