quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um outro lado da ARUC

Em 1974 a ARUC foi desclassificada por falta de componentes e passou pela maior crise de sua história. No ano seguinte assume Nilton de Oliveira, o popular Sabino, com uma proposta de dinamizar as atividades da ARUC, propondo além das atividades de carnaval, o esporte e a cultura.
Fui convencido por meu grande amigo, Olcimar Alexandre Sales, a participar da nova diretoria, colaborando na área de esportes. O grande desafio era convencer meus amigos do Ginásio do Cruzeiro (atual CEDUC 01) a participar deste projeto.
Uma vez que consegui convencê-los, montamos um projeto de recuperação das instalações da ARUC e precisávamos de recursos para isso. Naquela mesma época um grupo de amigos comandados pelo Miltão da Kambuci tinham uma equipe de som chamada “Sound of Head” que colocava o som gratuitamente nas casas dos amigos, uma vez que o Cruzeiro não tinha nenhum local para encontro da sua juventude.Foi quando as duas atividades se uniram devido ao ideal em comum, de proporcionar um lazer sadio para a comunidade. Assim o “Sound of Head” passou a fazer as festas embalados com o Soul Music semanalmente no local que hoje é a Sala de Memória da ARUC, com a cobrança de ingresso. E com esta arrecadação deu-se início a uma dinamização da estrutura e das atividades sociais da entidade.
Ensaios aos sábados e as festas concorridas aos domingos transformaram aquele humilde espaço em um dos lugares mais procurados de Brasília. Muitas pessoas passaram a freqüentar a quadra da ARUC para mostrar suas habilidades na dança. Com isso a ARUC se consolidou não só com o carnaval, mas também no esporte com grandes equipes de futsal, handebol, futebol e promoveu o maior torneio de futsal de toda história de Brasília, o Torneio Aberto do Cruzeiro e os Jogos Comunitários do Cruzeiro.
Nos textos seguintes vamos continuar contando o outro lado da ARUC, que talvez poucos conheçam. Ilustramos o texto com os discos da época que mais sucesso fizeram no início do projeto. Abaixo, imagens de DVD's lançados recentemente com os artistas daquela geração.

Por Helio dos Santos (Presidente do Conselho de Administração), com colaboração de Rafael Fernandes (Diretor de Cultura da ARUC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário