sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1996 – a página negra no futsal de Brasília

Na foto: Zé Antônio, Augusto, Fernando, William, Nilson, Antenógenes, Ricardinho e Julinho.

Em 1996 fomos procurados por um grupo de atletas, em sua maioria de Taguatinga, para montar uma equipe de futsal para disputar o campeonato de Brasília. Em princípio achávamos que era apenas para participar, sem grandes pretensões. Só que o time foi ganhando e assumindo a liderança do campeonato da cidade, competindo com equipes tradicionais da época.

Ganhamos o primeiro turno e se ganhássemos o segundo turno seríamos campeões. No segundo turno, na última partida jogávamos pelo empate para ganhar também o segundo turno e foi o que aconteceu. Foi uma festa após o jogo, recebemos os cumprimentos de todos os dirigentes que estavam no local e fizemos uma grande comemoração na ARUC. Para nossa surpresa a Federação marcou uma reunião para tratar do calendário do ano seguinte e nessa reunião ficamos esperando por muito tempo, até que surgiu um diretor desconhecido com um boletim marcando a partida final contra o Candangos no final de semana.

Eu, que era vice-presidente da Federação, fiquei sem entender, mesmo porque a conquista do título pela ARUC já havia sido homologada. Vale ressaltar que antes do último jogo procurei o senhor Cláudio da Luz, secretário da Federação e Romualdo, presidente que me confirmaram que a ARUC jogaria a última partida pelo empate.

Os jogadores da ARUC não concordaram com a mudança do regulamento aleatoriamente, eu pedi demissão da vice-presidência da federação, assim como o senhor Cláudio da Luz e o diretor de árbitros Cláudio Félix. Foi a página triste da história do esporte mais popular em todos os tempos em Brasília. Uma vergonha inexplicável que só foi possível graças ao mau-caráter de algumas pessoas que se julgavam dirigentes acima de qualquer suspeita. Depois daquilo o time acabou e ficou uma grande frustração para os atletas após vencer na quadra e perder na podridão dos bastidores.

O Sr. Adão, dirigente do Candangos, não consegue convencer ninguém dessa armação sórdida. Será que a sua consciência não pesa até hoje por ter um título que não é seu?

Helio dos Santos, com colaboração de Rafael Fernandes
Minhas histórias na ARUC

2 comentários:

  1. O titulo pelo candangos foi conquistado jogando na quadra, eu era o tecnivo do candangos na epoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Time da aruc ganhou os dois turnos campeao absoluto nesse ano

      Excluir