quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Handebol juvenil e junior - bicampeão do Brasil


Correção: Na foto equipe junior.

O handebol da ARUC atravessou uma fase brilhante no final dos anos 80 e na década de 90. Foram várias conquistas nível local e interestadual em um trabalho de alto nível dos professores Marcelo e Abelardo.

Em 1990 a ARUC foi disputar o campeonato brasileiro júnior, na cidade de Simão Dias/SE. No ano anterior a equipe havia conquistado o título na cidade de Santo André/SP e competiu com o time renovado. Chegando na cidade nos deparamos com uma realidade dura e cruel. Ficamos alojados em um colégio que não tinha banheiros, sendo improvisado na área externa cercada por uma lona um cano para os atletas tomarem banho e o pior ainda estava por vir. A alimentação era simplesmente macarrão, arroz e carne de bode, comida que não estávamos acostumados. Tão logo anoitecia o alojamento improvisado concentrava uma quantidade enorme de morcegos.

No primeiro dia marquei uma reunião com a comissão técnica e os atletas e expus que a realidade era aquela, até porque a cidade não oferecia alternativa e que só bastava agora lutar para superar as adversidades e conquistar o bicampeonato brasileiro.

A cidade tem um ginásio para aproximadamente 3.000 pessoas e em todos os jogos estava lotado. Isso fez com que o time esquecesse as precárias condições e se superasse dentro da quadra.

Na fase classificatória a ARUC venceu as quatro partidas com larga diferença no placar e foi para a final com o time da casa, em um jogo muito disputado e ginásio super lotado. A ARUC jogou uma partida perfeita e venceu por uma diferença de sete gols, tendo ainda o artilheiro Guinho e o melhor atleta, Túlio.

Mais uma vez prevaleceu o espírito cruzeirense de superar adversidades e conquistar vitórias consideradas improváveis. Foi para mim uma das maiores felicidades a frente da nossa entidade, pois os atletas provaram na quadra o amor e o orgulho que tinham em defender a nossa ARUC.

Helio dos Santos, com colaboração de Rafael Fernandes
Minhas histórias na ARUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário