sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Meio século de Aruc



A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro comemora 50 anos com shows de Monarco e da Velha Guarda Portela, Evandro Barcellos e Makley Matos

Referência do samba em Brasília, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) é um pedacinho do Rio de Janeiro na cidade. Era na casa do então militar Paulo Costa que funcionários públicos transferidos da capital fluminense se reuniam para criar eventos de esporte e música. Os encontros cresceram a tal ponto que a associação se transformou em uma das principais escolas de samba de Brasília, a Aruc, que comemora hoje 50 anos.

A festa começa às 20h e conta com importantes nomes do samba carioca, como Monarco e da Velha Guarda Portela, Dorina e Marquinhos Diniz. Evandro Barcellos, Makley Matos, grupo Luz do Samba e Bateria Nota 10 completam a programação.

“É uma alegria enorme participar dessa celebração. A Portela é madrinha da Aruc, assim, será uma festa para as duas. Ficamos muito honrados”, diz Tia Surica, integrante da Velha Guarda, que desembarcou essa semana de uma turnê na Europa. “Minha relação com a Aruc vem de muitos anos. A Velha Guarda foi à escola várias vezes. Aí temos um tratamento especial porque o pessoal gosta do samba carioca. Não teremos muitas novidades no repertório, mas os fãs podem esperar por Quantas lágrimas, de Manacéia; Coração em desalinho e Vai vadiar, composições minhas com Ratinho e, claro, o hino da Portela. Vai rolar o samba puro, da antiga, porque este é o nosso papel: manter acesa a chama do samba tradicional”, completa Monarco.

Com 33 anos de Aruc, Evandro Barcellos lembra como chegou à quadra no Cruzeiro. “Comecei tocando cavaquinho nos desfiles e, depois, entrei para a Ala de Compositores. Mas até quando morei fora, não conseguia ficar longe da escola. Eu vivi no Rio e de lá produzia os shows que iam acontecer aqui”, conta. Ao lado de Makley Matos, ele acompanhará Dorina e Marquinhos Diniz. “Vamos cantar muito partido-alto e samba de raiz”, adianta.

Amor azul e branco
Com 50 anos, 46 desfiles e 31 títulos, a Aruc coleciona histórias. De 1986 a 1993, a azul e branco levou todos os títulos e tornou-se a primeira e única escola de samba no Brasil a ser octacampeã. “Superamos até a Portela, que ganhou sete vezes na década de 1940”, recorda Moacyr de Oliveira, o Moa, presidente da agremiação. Curiosamente, a oitava vitória veio com Portela, de Paulo a Paulinho, homenagem à madrinha carioca.

Primeira escola convidada a desfilar num 7 de setembro, em 2011, ela foi palco de momentos inesquecíveis, com shows de Cartola, João Nogueira, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. Outra alegria: em 2009 ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Distrito Federal. Mas nem todo carnaval é marcado por glórias. Em 1974, uma crise interna e o número reduzido de integrantes levou a Aruc à desclassificação.

Campeã neste ano com Aruc jubileu de ouro — Uma história de amor em azul e branco, o enredo foi o ponto de partida para as comemorações de meio século de samba e revela o carinho com os moradores do Cruzeiro. “A comunidade está presente sempre. O pessoal transforma a Aruc na extensão da sua casa. Sempre que pinta uma dificuldade, ela não nos deixa na mão. No último samba-enredo, um trecho dizia: ‘A comunidade me socorre’. Foi inspirado em Agoniza, mas não morre, de Nelson Sargento”, orgulha-se Moa.

Depoimentos
“A Aruc foi fundada na quadra 16. Vim para Brasília em 1959, transferida do Rio de Janeiro. Na época éramos 20 componentes. Nos reuníamos e começávamos a batucar em caixas de fósforo, tampa de panela. Um dos moradores disse: ‘Vamos fazer uma escola de samba’. A gente riu e achou melhor fazer um bloco de carnaval. Mas ele insistiu: ‘Vamos começar do alto’. E foi assim que em 1961 desfilamos pela primeira vez com o enredo JK — Cidade de Deus. Minha filha Leila foi a primeira porta-bandeira mirim. Quando Natal da Portela veio a Brasília batizar a escola, foi um momento inesquecível. Acho que ele imaginava que chegaria aqui e acharia um deserto, mas viu o Cruzeiro, a cidade do samba. Foi muito emocionante porque a gente espera tudo nessa vida, mas ser homenageado por uma escola como a Portela foi demais”.
Dona Ivone Araújo, 80 anos, fundadora da Aruc

“Em 1977, o enredo foi Chico Rei, sua história e sua glória. E, para escolher qual seria o samba vencedor, o presidente na época, Nilton Sabino, convidou vários jurados, entre eles, a professora Carvieicha. Porém, no dia da votação, Sabino não pôde comparecer e eu fiquei como responsável pelo evento. Para minha surpresa, na hora da apuração, a professora não tinha dado nota. Ela disse que os salgadinhos oferecidos estavam muito gostosos, que a festa era muito bonita e que ela não tinha ido lá para ficar dando nota. Quase fui à loucura. E, para piorar, dois jurados disseram que só entregavam o mapa de apuração na presença do Sabino. O jeito foi fazer a apuração sem as três notas. No fim, deu tudo certo, mas só eu sei o sufoco que passei”.
Hélio dos Santos, 58 anos, ex-presidente da agremiação.

ARUC 50 ANOS
Hoje, a partir das 20h, shows com Monarco e a Velha Guarda da Portela, Dorina, Marquinhos Diniz, Evandro Barcellos, Makley Mattos, Bateria Nota 10 e os grupos Luz do Samba e Samba do Karrapixo, na Aruc (Área Especial nº 8, Cruzeiro Novo; 3361-1649). Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis. Não recomendado para menores de 16 anos.






No templo do samba






A ligação entre a Aruc e a Portela é histórica. Em 1961, um ano depois da inauguração de Brasília, Natalino José do Nascimento, o Natal, eterno presidente da tradicional escola de samba de Madureira, ao vir à cidade, na companhia do compositor Candeia, batizou a azul e branco do Cruzeiro. A campeoníssima do carnaval brasiliense sempre teve a “madrinha” como referência, mas só depois de concluir sua sede é que pôde trazer artistas portelenses para shows na sua quadra.

Um dos primeiros a se apresentar na Aruc foi ninguém menos que o grande Paulinho da Viola, emocionando o público com o hino Foi um rio que passou em minha vida. Isso em 1982. Estiveram, também, na quadra e cantaram bonito, Noca da Portela, Clara Nunes e João Nogueira — os dois últimos aproveitando a vinda à capital para participarem dos projetos Pixinguinha e Temporadas Populares, respectivamente.

Em 21 de outubro de 1989, a Aruc festejou 28 anos com uma roda de samba da qual tomaram parte quatro representantes da Velha Guarda da Portela, os saudosos Casquinha e Manacéia, além de Monarco e Noca. Um ano depois a festa foi ainda maior. A escola brasiliense também recebeu Alberto Lunato, Argemiro Patrocínio e Chatim. Juntos, eles fizeram um show memorável.





Correio Braziliense, 21/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário