sexta-feira, 8 de abril de 2016

Monarco retorna a capital para show no projeto Poetas do Samba

por Irlam Rocha Lima, do Correio Braziliense de 08/04/2016.

Sambista da Velha Guarda diz em entrevista que Portela foi injustiçada no desfile das escolas de samba

Território Cultural/Divulgação
O brasiliense vem tendo o privilégio de assistir ultimamente, com alguma frequência, a shows do mestre Monarco. Em setembro de 2014, o veterano sambista de 82 anos, participou do projeto Flores em vida, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Há dois meses ele voltou à cidade e, no mesmo local, foi um dos destaques da série O século do samba.

Amanhã, às 16h, em seu retorno à capital, o diretor da Velha Guarda da Portela faz show na quadra da Aruc em evento denominado Poetas do samba. “O objetivo desse projeto é mostrar que os mais velhos e a nossa ancestralidade são a base de tudo. Sem eles, não há histórias para contar, não há arte, não há cultura”, diz a produtora Ester Braga. “Acredito que quando se comemora o centenário do samba, vivemos o melhor momento para valorizar esses mestres”, acrescenta.

Sempre ligado à Portela, Monarco, cheio de energia, celebra 60 anos de carreira. No show em Brasília ele vai revisitar a obra, da qual fazem parte seis discos solo. O mais recente, Passado de glória, conquistou o Prêmio da Música Brasileira de 2015, como melhor álbum de samba. Quem for à Aruc vai ouvi-lo cantar clássicos como Coração em desalinhoFalsa alegriaLençoTudo menos amor e Vai vadiar, acompanhado por grupo liderado por Amilcar Paré, responsável também pela direção musical.

Duas perguntas Monarco


Sua arte vem tendo seguidores na família. O que isso representa para o senhor?

Tenho uma felicidade imensa por ver meus filhos Mauro e Marquinhos Diniz e minha neta Juliana Diniz se destacarem com músicos, compositores e cantores. E tem o João Diniz, filho do Marquinhos, que começa a despontar.

O que faltou para a Portela voltar a conquistar o título de campeã no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro deste ano?

Para mim não faltou nada. A Portela fez um desfile perfeito, que empolgou o público, mas novamente foi injustiçada. Existe um complô contra a escola, que mesmo sem vencer há três décadas, continua sendo a recordista de títulos no carnaval carioca, com 21 conquistas.


SERVIÇO
Poetas do samba
Show do sambista Monarco. Quadra da Aruc (Área especial 8, Cruzeiro velho). Amanhã, às 16h. Ingressos antecipados a R$ 25 e, na hora, a R$ 30. Preços de meia-entrada. Informações: 8433-2421.

Nenhum comentário:

Postar um comentário