quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais um golpe no Carnaval de Brasília: governador Agnelo descumpre compromisso assumido e mantém desfiles na Ceilândia

NOTA OFICIAL

A diretoria da ARUC recebeu com surpresa, revolta e indignação a decisão do GDF, anunciada nesta quarta-feira (18/01) pelo Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, de manter os desfiles das escolas de samba na Ceilândia, contrariando a vontade da maioria esmagadora das entidades carnavalescas que, em agosto passado, por 14 votos a 4, manifestaram o desejo do retorno dos desfiles para o Plano Piloto. A decisão é mais surpreendente, ainda, se considerarmos que no dia 28 de dezembro do ano passado, pelo Ofício nº 437, assinado pelo Secretário de Cultura e encaminhado ao presidente da Uniesbe, Geomá Leite, o Secretário de Cultura afirmava oficialmente que "os desfiles serão realizados no centro da cidade, facilitando o acesso das escolas e proporcionando a cada comunidade o acompanhamento do desfile da agremiação de sua cidade". (fax simile em anexo)
Mas a decisão contraria, também, compromisso assumido no ano passado, no Carnaval, pelo próprio Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que anunciou, em entrevista à imprensa, no Celambódromo, que os desfiles voltariam para o Plano Piloto porque não se justificava um investimento tão alto, como o realizado no Carnaval, beneficiar apenas os moradores de uma região administrativa.
O Secretário de Cultura e o Governador estavam com a razão. O Carnaval é uma festa de todo o Distrito Federal e, assim como o 21 de Abril, o 7 de Setembro e o Reveillon, deve ser realizado no centro da cidade, facilitando o acesso igualitário dos habitantes de todo o Distrito Federal, com transporte, estacionamento e segurança, e dando a visibilidade que a maior festa popular do Brasil merece.
É assim que acontece em todos os estados do Brasil. O Carnaval do Rio de Janeiro não é em Nilópolis ou em Madureira, mas na Sapucaí, no centro da cidade. O de São Paulo não é Santo Amaro ou na Vila Brasilândia, mas no Anhembi, na área central. O de Salvador não é em Itapoã ou no Nordeste de Amaralina, mas na Praça Castro Alves.
Levar o Carnaval do DF para a Ceilândia é transformar o Carnaval do DF no Carnaval da Ceilândia, uma vez que apenas os moradores daquela cidade assistem aos desfiles. E, como disse o próprio governador, não se justifica investimento tão elevado beneficiar apenas uma região administrativa.
Mas o que justifica, então, o governador Agnelo Queiroz renegar o compromisso assumido publicamente e o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, mudar de opinião em menos de um mês?
Na nossa opinião, só mesmo pressões políticas e interesses mesquinhos e eleitoreiros, iguais aos que levaram os desfiles para a Ceilândia,  há 7 anos, no governo Roriz, podem explicar tais atitudes que desrespeitam a vontade da ampla maioria das entidades carnavalescas, a opinião da ampla maioria da população, que segundo pesquisas realizadas no ano passado pela própria Secretária de Cultura, pela TV Globo e pelo Blog da Paola mostraram que a esmagadora maioria dos entrevistados querem a volta dos desfiles para o Plano Piloto, o compromisso assumido pelo próprio Governador e a decisão anunciada pelo próprio Secretário de Cultura.
Mais uma vez, a exemplo do que ocorreu nos governos Roriz e Arruda, o Carnaval está sendo usado como instrumento político e manipulado por mesquinhos interesses eleitoreiros. Não se pensou no que é melhor para o Carnaval e para a população do DF. Mas sim no que rende mais dividendos eleitorais.
Realmente, esse não é um Novo Caminho, como esperávamos e acreditávamos. Mas sim um velho e surrado caminho.
A decisão causou profunda revolta e indignação entre os componentes da ARUC e, diante dessa repercussão negativa, a diretoria da ARUC convoca uma reunião geral de todos os seus diretores e componentes para a próxima segunda-feira, às 19 horas, em nossa quadra, quando decidiremos se a ARUC vai ou não participar do desfile na Ceilândia.
Independente dessa posição, a diretoria da ARUC repudia a manutenção dos desfiles na Ceilândia, considera essa decisão uma traição do GDF aos compromissos firmados com as entidades carnavalescas e um desrespeito às entidades carnavalescas e ao povo do Distrito Federal.
Brasília, 18 de janeiro de 2012
Moacyr de Oliveira Filho - Moa
Presidente


 

2 comentários:

  1. Com tanta coisa pra se preocupar, o povo tá dando importância para o local de desfile de escolas de samba de Brasília. Quanta futilidade.

    ResponderExcluir
  2. O Comentário do Carlos Santana é perfeito! Tanta coisa para se preocupar, e se importam com isso...

    ResponderExcluir