segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tudo pronto para o carnaval no Cruzeiro

Foliões elegeram a música do bloco Gagá-viões. Na Aruc, houve a escolha da Rainha das Piranhas, concurso que reúne homens vestidos de mulher

por RAYANNE PORTUGAL, do Correio Braziliense, 21/02/2011.


A alegria do carnaval levantou o astral dos moradores do Cruzeiro ontem. Mesmo debaixo de chuva, os foliões do bloco Gagá-viões cantaram e dançaram durante toda a tarde no evento que escolheu a marchinha de carnaval para o desfile deste ano, marcado para 5 de março. A festa durou até o começo da noite. Durante o ensaio semanal da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, a Aruc, a tradição da escolha da Rainha das Piranhas foi retomada depois de 22 anos. As candidatas a musa — mais de 20 homens vestidos de mulher — desfilaram na sede da escola de samba para reviver os velhos tempos do extinto Bloco das Piranhas.

Em clima de descontração, mais de 100 pessoas se encontraram na Quadra 4 do Cruzeiro para cantar as oito marchinhas participantes do concurso. A música vencedora, que recebeu o nome de Piranhudo da vez, é uma homenagem do compositor Evanildo Nogueira, o Funai, ao pai Francisco Nogueira, de 82 anos, que fez parte do Bloco das Piranhas há mais de 20 anos. Cantando as peripécias de um velho senhor que “pirou no carnaval” e que “só quer saber de pegar gatinhas”, a canção foi a escolhida para levar o ritmo da folia às ruas do Cruzeiro no sábado de carnaval. “Homenagear os velhos e festejar com os novos: essa é a melhor parte da festa”, justificou Funai.

Independente da Liga Tradicional dos Blocos de Brasília, o Gagá-viões foi criado por um grupo de seis amigos nascidos no Rio de Janeiro e apaixonados por Brasília, que buscam desde então resgatar a história do carnaval brasiliense. “Aqui, o carnaval pode até capengar, mas não morre nunca”, brincou Luiz Cláudio de Andrade, o Dango, um dos fundadores do grupo. “A gente trabalha duro e a festa fica maior a cada ano”, diz. Todos os anos, o bloco sai às ruas no primeiro dia de carnaval e no sábado seguinte. Dango conta que um dos símbolos estampados na camisa é o gavião azul apoiado em uma bengala. “O ‘gagá’ é em homenagem aos moradores mais antigos e o ‘gaviões’ refere-se ao velho nome da cidade”, explicou. “Este é o nosso terceiro ano no Cruzeiro e estamos felizes em conseguir resgatar a beleza dessa festa”, afirmou Gildo Seixas, o Gildo Galinha, também fundador do Gagá-viões.

Musas
Este ano, o Gagá-viões sairá às ruas com os temas 50 anos da Aruc e o Bloco das Piranhas, em referência a duas tradições carnavalescas da região administrativa. Veterano na festa do Cruzeiro, Luiz Araújo Eduardo, o Lingote, será um dos jurados da competição da Rainha das Piranhas. Mais que isso, ele vai reviver, à frente da banca julgadora, os dias de glamour da diva Luana, seu personagem vencedor do último concurso, realizado em 1988. “Se eu pudesse desfilar, estaria lá na frente”, riu Lingote. “Mas não precisa se preocupar porque a Luana estará presente, vestida a caráter, com lábios e unhas bem pintados”, garantiu.

A mãe de Lingote, dona Ivone Araújo, 79 anos, estava animadíssima com a chegada do concurso e de mais um desfile do Gagá-viões. Pioneira da Aruc, a primeira moradora do Cruzeiro afirma que só não vai desfilar no Rio de Janeiro, como faz todos os anos há cinco décadas, por conta de uma internação recente para tratamento de uma trombose. “Saí do hospital semana passada e vim para cá. O carnaval cura tudo, é muita alegria correndo nas veias”, afirmou.

A escolha da Rainha das Piranhas foi feita ontem à noite, durante o ensaio da bateria da Aruc. Novamente, mais de 3 mil pessoas compareceram ao ensaio. “Estamos nos preparando para entrar com tudo na avenida, animação é o que não falta”, disse Moacir de Oliveira, presidente da Aruc. O número de participantes para o ensaio geral, que será em 3 de março, deve superar todos os encontros anteriores. “É sempre uma alegria receber o carnavalesco e a comunidade nesta festa conjunta da Aruc e da Gagá-viões”, afirmou Gildo Galinha. “Eu amo isto aqui, esta gente, esta animação”, dizia, enquanto se preparava para o início do concurso das musas travestidas, com sua peruca cor-de-rosa e seu vestido branco. Até o fechamento desta edição, a rainha vencedora, que vai desfilar à frente do bloco Gagá-viões, ainda não havia sido escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário