quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Carnaval em tempo recorde

Fonte: Blog da Paola, em 07/02/2011 às 11:52

As escolas de samba do Distrito Federal não enfrentaram a tragédia das colegas cariocas que perderam boa parte de suas alegorias em um incêndio na manhã desta segunda-feira (7). Mas dividem com elas o temor sobre como poderão desfilar no carnaval. O problema brasiliense é, mais uma vez, a falta de recursos. O acordo firmado pelas escolas e a Secretaria de Cultura, no início de janeiro, a primeira parcela dos R$ 3,5 milhões seria repassada às agremiações no dia 31 de janeiro. A segunda, depois do carnaval.

O problema é que a primeira parcela até agora não foi entregue às escolas. A Secretaria de Cultura encaminhou o processo para a Procuradoria do DF para liberação apenas na última sexta-feira (4), quando, de acordo com as escolas, os documentos haviam sido apresentados na semana anterior.

O atraso no repasse dos recursos está deixando os carnavalescos nervosos. Com o carnaval marcado para os dias 6, 7 e 8 de março, eles terão apenas 25 dias para montar o desfile de suas escolas. Será o carnaval de prazo mais apertado que já tiveram. Antes deste ano, o mínimo de tempo que tiveram para realizar o carnaval - uma vez que só é possível montar carros alegóricos e fantasias com os recursos em mão - foi de 28 dias em 2007, no primeiro ano do governo José Roberto Arruda. A torcida é para que o dinheiro não demore mais a sair do que o previsto mais uma vez pelo GDF.

Atualização: O GDF esclareceu que a demora no repasse das verbas do carnaval foi provocada pela necessidade do governo de escolher a melhor forma de fazer essa transferência. A Procuradoria do DF estuda uma maneira transparente e legal, com todas as cautelas que a legislação impõe. Não há uma data fixada para que seja feito o repasse, mas o governo pretende repassar a verba tão logo seja possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário