segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oficina na Aruc ensina técnicas da arte em isopor

por Raissa Lomonte, do Tribuna do Brasil, 6/12/2010.

A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, a Aruc, recebe até o dia 10, a segunda oficina “Carnaval: A Arte do Barracão à Avenida”, promovida pela agente cultural Vera Martini Guilan. O projeto recebeu apoio financeiro do Fundo de Amparo a Cultura, da Secretaria de Cultura, e é voltado para pessoas envolvidas com a criação de esculturas e peças artísticas em isopor e espumas, como artesãos, professores de artes plásticas, designers, e integrantes das escolas de samba do DF. A proposta é desenvolver técnicas e métodos alternativos usados na confecção de esculturas de isopor.
Segundo Vera, a oficina apresenta novas técnicas para os alunos, que futuramente poderão lucrar utilizando os ensinamentos aprendidos. “Esse projeto se propõe a capacitar o carnavalesco e a comunidade. Além de gerar emprego e renda”, completa.
A artesã Irismar Nascimento, está empolgada com as novidades. “Fiquei sabendo da oficina através de uma amiga. As aulas estão ótimas. Eu trabalho com reaproveitamento, mas, não sabia trabalhar com isopor. Isso vai trazer um pouco mais de retorno financeiro”, comemora.
A oficina doa o material que será utilizado para cada aluno. Os participantes do projeto recebem, ainda, lições de cidadania. A oficina aborda a importância de recolher, separar e achar a destinação certa do lixo no cotidiano. No barracão da ARUC, as lixeiras são separadas por tipo de material. A agente cultural informou que as esculturas de isopor feitas na oficina serão expostas em duas cidades satélites, ainda não definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário