quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Exposição chega a ARUC

 

Gabi, Helio, Fátima, Leonice, Flávia, Rafael e Robson

Após circular por Gama, Samambaia, Plano-Piloto, São Sebastião e Paranoá, a exposição sobre nossa história chegou a nossa casa, o Cruzeiro. A abertura oficial foi realizada na noite de terça, no Salão Carlos Elias, na sede da ARUC.

Messiana, Robson, Leonice, Rafael e Flávia

Na ocasião foram entregues os certificados de participação das auxiliares de arquivo Maria Leonice e Messiana, estudantes indicadas pelo Centro Educacional 02 do Cruzeiro onde elas estudaram o Curso Técnico em Serviços Públicos integrado ao EJA e que colaboraram com a digitalização e catalogação de mais de duas mil fotos. Com isto, nosso acervo alcançou a marca de quase onze mil fotografias de arquivo sobre a ARUC e o Cruzeiro.

Comitê de Cultura: Tereza, Brígida, Miguel, Alê, Flávia, Neide, Dayse e Gabriel

O evento foi aberto com falas dos representantes da ARUC: o presidente Robson, a presidenta do Instituto ARUC Gabi Lima, o coordenador do projeto Helio, a estudante Maria Leonice e o curador da exposição e produtor executivo Rafael, bem como a presidenta do Conselho Regional de Cultura Fátima Fernandes. Sempre acompanhados pela Intérprete de Libras Flávia Novaes.



Em conjunto com a abertura da exposição, tivemos a realização da Escuta Ativa do Comitê de Cultura do DF, que vem atuando em diferentes cidades para ouvir moradores, artistas e produtores com uma sistemática de apontamento de problemas e diálogo sobre o que pensam as pessoas que vivem a cultura em seus territórios. Os membros do comitê se apresentaram ao público presente e em seguida, demos início aos trabalhos.



No intervalo todos se deslocaram para a quadra de esportes para acompanhar a apresentação da bateria da ARUC com seu carro de som e passistas em um ensaio show completo para o público. Foi o momento do intervalo cultural.



De volta ao Salão Carlos Elias, foi o momento do lanche e do encerramento da atividade com uma roda de conversa sobre os pontos abordados nas mesas, em uma noite de convergência de ideias, que agregou muito à abertura de nossa exposição. Tivemos presentes representantes da Academia Cruzeirense de Letras, do Grupo Pellinsky de Dança, do Coral Paz e Amor, da Casa da Essência, do Conselho Regional de Cultura do Cruzeiro e também do Sudoeste/Octogonal, bem como moradores e produtores culturais de nossa região.




A partir dos apontamentos realizados, o Comitê de Cultura sistematizará as ideias e retornará para um segundo momento ao Cruzeiro para a consolidação de uma carta com as demandas de nosso território. Ao longo da noite, foram projetados os vídeos produzidos para o projeto da exposição com depoimentos de figuras importantes da ARUC. Estes depoimentos são acessíveis com o QR Code nos painéis. A exposição segue no salão Carlos Elias até a finalização da reforma do Salão Nilton Sabino, onde os painéis serão então instalados de maneira permanente para que todos que visitem a ARUC possam conhecer mais desta rica história de resistência pelo samba, esporte e cultura.


Este projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.



quarta-feira, 16 de julho de 2025

Exposição ARUC no Paranoá

Realizamos a abertura da exposição "ARUC Patrimônio Cultural do DF" na sede do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, o CEDEP, na noite de terça (15 de julho) com uma roda de conversa sobre memória e territórios.

Estiveram presentes o presidente da ARUC Robson Silva, a presidenta do Instituto ARUC Cultural Gabi Lima, o coordenador geral do projeto Helio Tremendani, o produtor executivo do projeto Rafael Fernandes e nossa Intérprete de Libras Flávia Novaes.

Pelo CEDEP, estavam a professora Leila Maria, dona Creuza, Martinha do Coco e lideranças comunitárias locais do Paranoá e Itapoã.

A exposição já estava no Paranoá desde junho, mas oficialmente realizamos a abertura com o coquetel e uma roda de conversa na noite de terça onde apresentamos os painéis para os convidados. Foi uma noite muito agradável, com a troca de experiências e relatos sobre a resistência comunitária por meio de espaços de referência como são o CEDEP e a ARUC.

Este é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Encerramento das Oficinas de Carnaval

Estamos preparando aquela festa para o encerramento das Oficinas de Carnaval.

Anote na agenda, avise os amigos e cola conosco, neste sábado 05 à partir das 19hs.

Os alunos das oficinas farão uma linda apresentação para o público. Vai ser Lindooo!!

Espalha pra geral. Quem puxa o samba? O grupo G4 Samba e Dhi Ribeiro.. Simboraaa

Realização: Instituto Latinoamerica

Parceria com a Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - Termo de Fomento 965057/2024 - Processo: 01400-010098/2024-49

Apoio: ARUC  e Sindicato dos Bancários de Brasília

Roda de conversa no Paranoá

Roda de conversa com o grupo de senhoras do Paranoá no CEDEP, como parte do projeto “Aruc Patrimônio Cultural do DF” na tarde de 18 de junho.

O professor Rafael fez a apresentação ao grupo coordenado por dona Lourdes.

A exposição sobre a ARUC chegou ao Paranoá com esta primeira atividade onde foram entregues 20 exemplares do livro Almanaque de Diamante para a Biblioteca comunitária do CEDEP. O evento de abertura oficial da exposição será marcado em breve. Estamos apenas aguardando a autorização por parte da Secretaria de Cultura para substituir a cidade de Planaltina onde não foi possível abrigar o projeto para o Paranoá e divulgaremos por aqui.

Este é um projeto do Instituto ARUC Cultural realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.



quarta-feira, 18 de junho de 2025

Reformas e manutenções continuam na Aruc


 Após a pintura dos muros, areas externas e alguns espaços internos, para concluir precisamos de mais doações de tintas azul royal, branca, tinta óleo azul França, pincéis, rolos, aguarrás e thinner.                     

Nesta terça-feira, 17/06, com a parceria do Sindicato dos Bancários de Brasília, a Empresa M&S Engenharia e Serviços Técnicos Ltda, começou os serviços de reforma e adequação histórica do Salão Nilton Sabino, conforme as exigências do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).

Já foram feitas as plantas arquitetônicas do Museu da Aruc, Salões Nilton Sabino e Carlos Elias e serão reformadas as instalações elétricas, aterramento elétrico, portas corta-fogo, colocação de extintores de incêndio em locais estratégicos, sinalizações emergenciais, reforma dos banheiros e lajes.

Após concluídas e aprovadas as exigências pelo CBMDF, nossos esforços continuarão nas melhorias dos salões, museu e áreas do quiosque.



segunda-feira, 9 de junho de 2025

Nossa sentida homenagem ao querido Vareta


 Welington Campos (1956 – 2025)

As comunidades do Cruzeiro, em geral, e da Aruc, em especial, estão tristes. Morreu nesta segunda-feira, 9 de junho, o nosso querido e sempre alegre carnavalesco Vareta, nome artístico de Welington Campos. 

Intimamente vinculado à nossa Associação, Vareta deixa um silêncio enorme na quadra do Samba e na Comunidade. Ele foi um dos milhares de pioneiros em Brasília, trazendo do Rio de Janeiro o espírito carnavalesco de duas tradicionais escolas, a Unidos de Padre Miguel e a Mocidade Independente de Padre Miguel, que têm suas sedes na região onde nosso Carnavalesco nasceu. 

Fica registrado o nosso agradecimento e reconhecimento eternos pelas inestimáveis contribuições participativas de Vareta em todas as iniciativas da Aruc, sempre na tentativa de fortalecer o nosso Carnaval e pela valorização do Samba. Nesse sentido, republicamos a recente entrevista que ele concedeu à Memória da Cultura e do Esporte em Brasília.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Projeto Oficinas de Carnaval

Clique em uma das fotos abaixo e confira o álbum do primeiro dia das Oficinas de Bateria e de Passistas, realizado no dia 1º de abril. As fotos são de autoria de @galeranafoto.




Realização: Instituto Latinoamerica
Parceria com a Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - Termo de Fomento 965057/2024 - Processo: 01400-010098/2024-49
Apoio:  ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Projeto Oficinas de Carnaval promove cursos gratuitos na ARUC

 Oficinas estimulam criatividade e resgatam as tradições do carnaval no DF



A ARUC (Associação Recreativa e Cultural do Cruzeiro) recebe, a partir deste mês de abril, o projeto Oficinas de Carnaval, que realiza uma série de cursos e workshops para qualificar o público interessado em produção de elementos essenciais ao espetáculo carnavalesco, como fantasias, alegorias, música e dança. As inscrições estão abertas, enquanto houver vagas.

Ao longo de quatro meses, serão oferecidas oficinas de Bateria para nível básico e intermediário; Passistas; Adereços e Fantasias; e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário disponível nas redes sociais da ARUC (@aruc.oficial). As aulas ocorrerão na sede da Associação, localizada no Cruzeiro Velho.

Os cursos de Bateria e Passistas têm início a partir de 1º de abril. Já as inscrições para as oficinas de Adereços e Fantasias e Mestre-Sala e Porta-Bandeira começam em maio. 

Cronograma de atividades: 
O projeto Oficinas de Carnaval é realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com o Ministério da Cultura, com apoio da ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília.

• Bateria (Básico e Intermediário)
o Início: 01/04
o Horário: 19h às 22h
o Inscrições a partir de 17/03 nas redes sociais da ARUC (@aruc.oficial)

• Passistas
o Início: 01/04
o Horário: 19h às 22h
o Inscrições a partir de 17/03

• Adereços e Fantasias
o Início: 15/06
o Inscrições a partir de 01/05

• Mestre-Sala e Porta-Bandeira
o Início: 15/06
o Inscrições a partir de 01/05

Workshop de encerramento
Para finalizar a programação, o projeto promoverá quatro palestras sobre o tema "Carnaval", no início de julho. O evento vai reunir especialistas e personalidades do meio carnavalesco, proporcionando um amplo debate sobre a cultura e os desafios da festa popular.

Sobre a ARUC
Fundada em 1961, a Associação Recreativa, Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) é a maior campeã do carnaval brasiliense, com 31 títulos no grupo especial, e um dos principais símbolos da cultura popular do Distrito Federal.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, a ARUC foi pioneira na  organização do carnaval local, formando gerações de músicos, passistas e carnavalescos. Além dos desfiles, a instituição mantém intensa atuação social, promovendo projetos culturais, esportivos e educacionais, além de rodas de samba e oficinas que preservam e renovam a tradição carnavalesca.

SERVIÇO
Oficinas Carnavalescas
Local: Sede da ARUC - Cruzeiro Velho
Inscrições gratuitas 
Mais informações: @aruc.oficial 

Realização: Instituto Latinoamerica
Parceria com a Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - Termo de Fomento 965057/2024 - Processo: 01400-010098/2024-49
Apoio:  ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília

Fonte: Bárbara de Alencar

Foto: Divulgação 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Exposição ARUC em São Sebastião

 

A exposição ARUC Patrimônio Cultural do DF chegou a São Sebastião no dia 1º de abril, e ficará ao longo do mês no Centro Educacional São Francisco, o popular Chicão.

Na manhã de quinta, dia 3, houve uma mediação entre o curador Rafael Fernandes e o presidente da Aruc Robson Silva com alunos do 3º ano do Ensino Médio no auditório da escola, onde a exposição está montada. Contando com o intérprete de libras Clyve Arrais, tivemos ainda a participação surpresa do compositor Kaoka Ovídio, morador de São Sebastião e autor de vários sambas da ARUC nos anos 80 que compareceu à escola para prestigiar o momento.


Destacamos também a importante presença de Odécio do Espaço Cultural Bartho Naïf, com quem fizemos o primeiro contato para trazer a exposição para São Sebastião. Foi Odécio quem intermediou o contato com a direção da escola e veio participar da abertura conosco.



A exposição segue no Auditório do Chicão até o final do mês para que mais estudantes possam conhecer esta história, que conta com QR Codes para acessar tanto a audiodescrição quanto vídeos com depoimentos de integrantes e sambas-enredos.


Este é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura e tem o apoio da Secretaria de Cultural e Economia Criativa do Distrito Federal. Agradecemos muito a parceria com a direção do CEd. São Francisco, aos coordenadores e professores que puderam levar suas turmas para a mediação, e também a Kaoka e Odécio pela apoio e presença em nossa atividade de abertura.


quarta-feira, 26 de março de 2025

Café Histórico e Geográfico

Robson, Antônio Testa, Rafael e Paulo Castelo Branco

Foi realizada na terça, dia 25, a apresentação sobre a história da ARUC  durante o Café Histórico e Geográfico, na sede do Instituto Histórico Geográfico do Distrito Federal (703/903 Sul).

O presidente Robson falou sobre o panorama atual da agremiação e o professor Rafael, ex-presidente, apresentou o histórico desde as origens até os principais momentos da ARUC, com trechos de alguns sambas-enredos sendo tocados.

A apresentação da história da ARUC foi feita a partir do livro "Almanaque de Diamante: ARUC 60 anos", de autoria do ex-presidente e lançado em 2023, com alguns exemplares sendo doados para a Biblioteca do IHG-DF.

Foi um momento muito importante para divulgar a história de nossa agremiação em um espaço de referência de nossa cidade. Agradecemos ao presidente Paulo Castelo Branco e ao Diretor de Ensino e Pesquisa Antônio Flávio Testa pela oportunidade.




quinta-feira, 6 de março de 2025

Exposição ARUC na 508 Sul (Espaço Cultural Renato Russo)


 A exposição chegou a Galeria Parangolé no dia 16 de fevereiro e teve uma cerimônia de apresentação no dia 26 de fevereiro. Venham conhecer a história da ARUC no Espaço Cultural Renato Russo até o dia 16 de março.





Realização: Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.