segunda-feira, 5 de junho de 2023

ARUC do Futuro - Planejamento Estratégico consolidado

O Grupo de Trabalho do Terreno concluiu o Planejamento Estratégico "Aruc do Futuro", que visa pensar os próximos 30 anos de nossa agremiação no contexto do novo contrato de cessão real de uso de nosso terreno. O grupo foi formado por Francisco Paulo, Helio dos Santos, Marcos Guedes, Márcio Coutinho e Gabi Lima e o trabalho foi realizado ao longo dos últimos meses. Agradecemos o empenho e a colaboração dos integrantes do GT que desenvolveram este importante planejamento, entregue recentemente ao presidente Rafael.                               

ARUC DO FUTURO – Planejamento Estratégico Consolidado

Público-alvo

Moradores do Cruzeiro e bairros adjacentes. 

Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mediante a oferta de práticas esportivas, sociais, culturais, artísticas, zelando para a proteção aos direitos humanos, patrimônio cultural e meio ambiente.   

Visão

Ser reconhecida como espaço comunitário de alta utilidade social, estimada pelos moradores, admirada pelos agentes públicos, sustentável organizacional e financeiramente. 

Valores

Amor, Inclusão, ética, respeito, valorização das pessoas e responsabilidade social.


Objetivos estruturantes

1 Construir, em parceria com iniciativa privada e/ou setor público:

1.1 Nova quadra de ensaios (tratamento acústico, camarotes, banheiros, bar, depósito, local de costura, etc.);

1.2 Ginásio de esportes - Arena (com novas arquibancadas, vestiários, etc.); 

1.3 Praça de esportes ao ar livre no espaço de campo (dois campos de futebol society de grama sintética, quadra de areia para vôlei, quadra multiuso descoberta, pista de atletismo, etc.); 

1.4 Piscinas, área de recreação e lazer; 

1.5 Área administrativa; 

1.6 Nova Fachada;

1.7 Sala de Troféus e de Acervo da ARUC; e

1.8 Loja ARUC.

2. Adquirir equipamentos de uso e multimídia para utilização em atividades culturais e esportivas. 

3. Reformar estatuto.


Análise SWOT

Forças

Espaço amplo e legalizado;  

História de sucesso;

Memória preservada;

Marca consolidada;

Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

Localização privilegiada;

Expertise em projetos sociais;

Expertise em várias modalidades esportivas federadas;

Expertise e tradição em realização de eventos culturais e esportivos;

Expertise em carnaval.


Formas de aproveitar as forças

Buscar parcerias (alimentação e bebidas);

Fazer benchmarking com outras escolas;  

Empresariar a marca e produtos ARUC;

Realizar shows e eventos;

Executar projetos já elaborados;

Elaborar novos projetos;

Escolher gerentes e pequenas equipes para desenvolver projetos;

Reaproximar com a comunidade; 

Construir instalações;

Profissionalizar colaboradores.


Fraquezas

Risco permanente de inércia;

Falta de dedicação/cuidado com a ARUC;

Inobservância do Estatuto;

Falta de recursos financeiros;

Pequena quantidade de colaboradores (aumentar a participação); 

Desestruturação de equipes;

Distanciamento da comunidade;

Desarticulação institucional;

Cultura da gratuidade no Bairro;

Decadência das instalações;

Baixa percepção das equipes para a utilidade social da ARUC;

Comunicação interna falha;

Desunião dos colaboradores.


Formas de mitigar as fraquezas

Fazer os membros da diretoria cumprirem estatuto (presenças em reunião);

Arregimentar colaboradores;

Fazer gestão participativa;

Adotar mecanismos de controles e transparência financeira;

Empresariar a ARUC: gerar fontes de renda (bar, souvenirs, fantasias e elementos cênicos, parcerias para explorar instalações, apresentações, exclusividade de venda de bebidas, explorar o bar além dos dias de ensaios);

Fazer campanha de marketing para reconquistar a comunidade;

Fazer campanha de marketing para a “ARUC do futuro”;

Melhorar clima relacional na Aruc;

Fazer gestão por projetos;

Profissionalizar colaboradores.


Oportunidades

Reputação (acolhida para parcerias);

Referência para desenvolver projetos culturais;

Poder de mídia positiva em decorrência da tradição;

Referência para investidores; 

Carnaval fora de época (explorar turismo);

Incrementar apresentações em cidades do entorno.


Formas de aproveitar as oportunidades

Prospectar oportunidades de convênios/acordos (Ampla divulgação);

Estreitar relacionamentos com parlamentares (emendas), escolas, universidades, cidades vizinhas, GDF e suas secretarias;

Fazer benchmarking com SESC e assemelhados (clube de vizinhança).


Ameaças

Cobiça pelo terreno;

Distanciamento da comunidade;

Processo de execução fiscal;

Desprestígio das escolas de samba;

Ambiente legal (lei do silêncio, normas de segurança – notificação bombeiros);

Concorrentes de shows de samba; 

Dependência excessiva de recursos públicos (carnaval, esporte, cultura).


Formas de mitigar as ameaças

Ocupar o terreno com atividades diárias (sociais, esportivas, culturais, por toda a semana);

Executar o Projeto “Moeda Social”;

Executar o Projeto “ARUC Amiga da Escola”;

Atuar para aprovação de PL sobre Lei do Silêncio;

Resolver questão fiscal e notificação de bombeiros;

Fazer e incrementar parcerias com iniciativa privada.


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