domingo, 18 de outubro de 2020

Live com a 1ª eliminatória do Samba-Enredo

A ARUC realizou a sua primeira live na noite deste sábado, 17 de outubro. Foi a fase eliminatória do concurso para escolha do samba-enredo 2021, que volta a ser realizado depois de muitos anos em nossa escola de samba. Com o tema "Quem é maneiro mora no Cruzeiro", de autoria do presidente Rafael Fernandes com a colaboração de Cleuber de Oliveira e Simone Oliveira, o enredo procura celebrar a história e a cultura do nosso querido bairro de origem. 


Presidente Rafael e os apresentadores Vareta e Gabi Lima.

A proposta em se escolher um samba-enredo independe da realização de desfile no ano que vem e o motivo é muito simples. Sabemos que o quadro de pandemia é um impeditivo para o próximo carnaval, além dos seis anos sem apoio por parte do GDF e consequente ausência da competição. A ARUC quer desfilar, mas a saúde vem em primeiro lugar. Foi assim que surgiu a nossa primeira experiência de transmissão ao vivo.

Reativar o concurso para escolha do samba-enredo acendeu aquela chama da disputa, ainda que interna e que movimenta compositores, torcida, familiares, o meio do samba como um todo. Um enredo voltado para o nosso bairro, mas que conseguiu mobilizar pessoas não só pelo Distrito Federal como para além do nosso quadradinho. 

E sem poder aglomerar, o modelo de live é o formato adequado. Nosso salão receberia apenas as pessoas envolvidas nas apresentações. Houve, porém, alguns espectadores que não entenderam a proposta ou foram convidados por quem estava se apresentando, e que poderiam ter assistido com mais conforto na segurança do lar. Não foi o caso de retirar ninguém, pois estávamos dentro do limite previsto em lei, mas fica um alerta importante para a final. Assistam em casa, comentem pelo YouTube, torçam por seu samba à distância. Temos de ser rigorosos e contamos com a compreensão de todos. A segurança vai identificar por meio de pulseiras as parcerias em disputa e garantir o mínimo necessário para realização da transmissão.

Dilton do Cavaco, Binho da Paz e Mestre Leozinho.


A Bateria Carcará

O evento teve a apresentação de Wellington Vareta e Gabi Lima que abrilhantaram a noite. Após a fala inicial do presidente Rafael, a Bateria Carcará dirigida por Mestre Leozinho fez sua primeira apresentação com nosso intérprete oficial Binho da Paz e o cavaquinista Dilton apresentando nosso hino e sambas da Aruc. 


Tivemos a apresentação dos jurados, que entraram na quadra para uma breve saudação e se deslocaram para uma cabine exclusiva na secretaria, onde fariam a avaliação de maneira remota. Na foto, vemos Robson Silva, Moa, Siqueira do Cavaco, Pablo do Suvaco da Asa e Tereza Lopes. Logo em seguida vieram os sambas concorrentes.


O primeiro samba a se apresentar foi o Samba 05. Parceria de Tiaguinho Floripa, Juninho Zoação, Leandrinho LV e Carioca com K.


A segunda apresentação foi do Samba 03: parceria de Juninho Sambista), Bruno Falcão, Wagner Mariano, Thiago Martins, Mingauzinho, Robinho Bacalha, Gigi da Estiva e João Gabriel dos Santos Vidal.


Na sequência foi a vez do Samba 04, da parceria de Funai, Rinaldo Marinho e Alan Gaspar.



Depois veio a parceria do Samba 01: David Cavalcante Mendonça, Leonardo Miranda Santana, Murilo Passarinho Mori, Isaías Cavalcante Mendonça, Elias Damião Cavalcante Mendonça, Décio Oliveira e Daniel Leonardo C.Mendonça.


Por fim tivemos a parceria do Samba 02: Claudio Vagareza, Renan da Cuica, Marcos BF, Jotapê, Dalbert Brito, Júlio Caserna e Cosme Araújo.


Com todos os concorrentes devidamente apresentados, a bateria tocou agora para o nosso casal de Mestre-Sala & Porta-Bandeira, Rolando e Erika, que bailaram com nosso pavilhão e também o da madrinha Portela. Ao longo das apresentações nossas passistas Keila Silva e  Laissa Oliveira também deram um show de samba no pé. Neste meio tempo, os jurados finalizavam as notas.


Após um certo suspense, pois as notas estavam sendo verificadas, a Comissão organizadora trouxe o resultado da noite. Estavam classificados para a final do dia 24, os sambas inscritos com os números 01, 02 e 03. Eles retornam para o próximo sábado quando conheceremos o samba que vai defender nossa escola no carnaval 2021, ano em que completaremos os nossos 60 anos. Aliás a data das lives não foi à toa. Entre uma etapa e outra, teremos nesta quarta-feira, o aniversário de 59 anos da Aruc e o concurso faz parte de nossa programação de aniversário.

Agradecemos às parcerias de número 04 e 05, lideradas respectivamente por nosso conselheiro Funai e pelo mestre-sala Thiago, que fizeram belas composições, mas infelizmente foram as eliminadas nesta noite. A disputa segue e nossos agradecimentos também.

Obrigado à nossa Comissão Organizadora formada por Simone Oliveira, Léo Soares, Jannsen Pimentel e Gilberto Grillo. Um desfalque importante e lembrado por todos é o de nosso Diretor de Escola de Samba, Cleuber de Oliveira, que precisou se afastar para cuidar da saúde e enfrenta o Covid19 com muita garra. Ao Banjo os nossos melhores sentimentos e uma legítima torcida por sua recuperação. Todos anseiam pelo seu retorno. Obrigado ao mestre-sala Wallace, à Thaynara e à Christian que vem nos ajudando ao longo de todo este concurso.

Obrigado aos nossos apresentadores Vareta e Gabi, a Binho da Paz, Dilton do Cavaco, Mestre Leozinho e a Bateria Carcará, Erika e Rolando, nosso casal de MS&PB nesta noite; Keila e Laissa, nossas passistas; à toda equipe técnica de som, luz e transmissão liderada por Isaías Mendonça, nosso tradicional colaborador dos grandes eventos na Aruc.

Obrigado aos nossos apoiadores desta transmissão: 
Apoio cultural: Dinâmico Erre produções (livros e quadrinhos), Academia Cruzeirense de Letras.
Patrocinadores: Dr. Jomar Moreno(Advogado trabalhista), Fokkus Gestão Esportiva e Jornal Viver Sports e SuperVeneza.

Obrigado à TV Comunitária (Canal 12 da NET) na pessoa de seu diretor Paulo Miranda, pela transmissão ao vivo em todas as suas redes e a Robson Silva e Serginho Pimentel pelo suporte que permitiu toda a divulgação de nossa live.

Dia 24 tem mais. Conheceremos nosso samba campeão. Acompanhe de casa pelo nosso canal do YouTube, pelo Facebook e pelas TV Comunitária do Distrito Federal.

Rafael Fernandes de Souza - presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário