domingo, 6 de outubro de 2019

PROJETO CANTA GAVIÃO ARUC - CULTURA & CIDADANIA


Dedicado ao Dia das Crianças (12/10) e como parte das comemorações dos 58 anos da ARUC (21/10) - Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro, o departamento cultural da agremiação realizará no dia 13 de outubro (domingo), em sua sede social no Cruzeiro Velho, o tradicional Projeto Canta Gavião Aruc – Cultura & Cidadania.

Com portões abertos para toda a comunidade, a programação começará a partir das 9 horas e vai até às 21 horas. Durante todo o evento a Aruc estará recebendo doações de alimentos não perecíveis para a Creche "São José Operário", localizada na Cidade Estrutural.

Serão 12 horas de atividades de rua de arte, lazer, brincadeiras, teatro infantil, pipoca, algodão doce, churros, esportes, capoeira, dança, , feiras de livros, artesanato, artes plásticas, espaço saúde emocional, exposição de carros antigos, motos, foods trucks, kombi com chopp e cervejas artesanais, apresentação da Bateria da Aruc,  com oficina de percussão para crianças, recital de poesias, concerto musical ao ar livre "Canta Gavião" e projeção de filmes e debate pelo "Cineclube Gavião".



Música, poesia e cinema

O "Concerto Canta Gavião ao Ar Livre" começará a partir das 14h30 com a apresentação da Fanfarra Tropicaos, seguida de homenagem e apresentação da flautista Odethe Ernest Dais e o Violonista Jaime Ernest Dias, por suas constantes participações no Projeto nos anos 80/90.

Haverá também apresentações de várias Bandas: Grupo 4 Elementos, Ricardo Kábula, Rock Brasília, Kabeçotes Valvulados e Detrito Federal. Nos intervalos do concerto haverá recital com os poetas Jorge Amâncio, Sóter, Noélia Ribeiro, Menezes y Morais e a Academia Cruzeirense de Letras.

O "Cineclube Gavião" encerrará a programação com a projeção e debate do curta-metragem “Os Invisíveis – Inclusão Social na Escola” – (2019), coordenado e dirigido por Vivi Dourado, com audiovisual de Felippe Rodrigues, seguido de exibição do longa-metragem “Poeira e Batom – 50 Mulheres na Construção de Brasília” – (2010), com direção de Tania Fontenele.

O "Concerto Canta Gavião" também prestará homenagem às memórias do ex-administrador do Cruzeiro e liderança cultural, Hélio Lopes dos Santos; ao poeta/cantor/compositor cruzeirense, Ney Valença; e ao cantor e compositor Renato Russo, falecido em 11 de outubro de 1996, por suas participações musicais nos anos 80 com a Banda Aborto Elétrico.



Resistência cultural

Para o Diretor de Cultura da ARUC e coordenador geral do evento, Robson Silva, "a atividade demonstra a importância do Canta Gavião como instrumento de resgate, organização e resistência cultural, não só dos artistas e moradores do Cruzeiro, mas de todo o Distrito Federal.

Principalmente, por se tratar de iniciativa organizada e executada, voluntariamente, pela população, pelos artistas e pelas parcerias espontâneas da sociedade civil e representantes do comércio" afirma ele.

O movimento Canta Gavião surgiu no Cruzeiro no início dos anos 80 e logo se transformou no Departamento Cultural da ARUC, sendo importante palco para Renato Russo, Cássia Eller, Jessé, Eduardo Rangel, Banda Mel da Terra e várias bandas e artistas do DF e do bairro, que despontaram no cenário nacional e internacional.

Em abril passado, o movimento retomou suas atividades, também na sede da Aruc, quando o Departamento Cultural reuniu o jornalista e poeta Tetê Catalão, a Deputada Distrital Arlete Sampaio (PT/DF), o Deputado Distrital Reginaldo Sardinha (Avante/DF), a Diretoria da Aruc e diversas lideranças comunitárias para debater o papel da cultura e o desenvolvimento regional.

Teve ainda atividades de rua de arte, feiras, concerto poético/musical ao ar livre Canta Gavião e o retorno do Cineclube Gavião, que projetou o filme “Rock Brasília”, seguido de debate com as presenças do diretor do filme e cineasta Vladimir Carvalho; da jornalista Maria do Rosário Caetano; e da estudiosa de cinema Berê Bahia, além de várias pessoas apaixonadas por cinema, arte e comunidade.





S E R V I Ç O

PROJETO CANTA GAVIÃO ARUC CRIANÇA

Cultura & Cidadania
Entrada franca para todas as idades
Data: 13 de outubro – Domingo
Horário: 9 às 21 horas
Local: Sede da Aruc – Cruzeiro Velho
* Homenageados: Odeth e Jaime Ernest Dias, Hélio Lopes dos Santos (in memorian), Nei Valença (in memorian) e Renato Russo (In memorian).

# 9 horas – Rua de arte, lazer, brincadeiras, teatro infantil, oficina de origami, pipoca, algodão doce, churros, esportes, capoeira, dança cigana, Maracatu Baque Mulher, feira de livros, artesanato, criatividades manuais, artes plásticas, food trucks, Kombi com chopp e cervejas artesanais, exposição de carros antigos e motos e muito mais...
Espaço Saúde Emocional - Aplicação de Reiki (Casal Écio e Hanna Ha -Terapeutas Holísticos), Meditação “Sahaja Yoga" (Equipe Brasília) e Regeneração Celular - Medicina Emocional (Equipe Brasília).                                                                                                           # 11 horas - Bateria da ARUC e oficina de percussão para crianças
# 11 horas – Exposição de carros antigos
# 14 horas - Equipe Pegada Black Dança & Cia
# 14h30 - Fanfarra Tropicaos

# 15 horas - Concerto Musical Canta Gavião ao ar livre
- Odeth e Jaime Ernest Dias
- Grupo Quatro Elementos
- Rickardo Kábula & Banda 
- Banda Rock Brasília
- Banda Faces do Caos
- Banda Kabeçotes Valvulados
 * Recital de poesias: Jorge Amâncio, Sóter, Menezes y Morais, Noélia Ribeiro, Cida Sarau Psicodélico e Academia Cruzeirense de Letras.

# 20 horas - Cineclube Gavião – cinema e debate

Curadoria: Berê Bahia e Robson Silva
Projeção do curta
"Os Invisíveis - Inclusão Social na Escola" (2019).
Produção de alunos da Escola Pública do Cruzeiro (coordenação: Vivi Dourado, artista plástica e educadora social) e Felippe Rodrigues (audiovisual)
Projeção do longa
"Poeira e Batom - 50 mulheres na construção de Brasília” (2010) - Direção: Tânia Fontenele Quaresma.

Realização: Departamento Cultural da Aruc e Instituto Aruc Cultural
Parcerias Culturais: Sindicato dos Bancários de Brasília, Sinpro/DF – Sindicato dos Professores no DF, Lancini Restauração de Automóveis, Conselho de Cultura do Cruzeiro, Academia Cruzeirense de Letras, Gerência de Cultura da Administração Regional do Cruzeiro, Palco Locação, Tiborna Bar & Comedoria, TV Comunitária Brasília, Rádio DF FM, Companhia de Teatro e Dança Asas, Associação Cultural Gingado – Capoeira, Duello - Centro de Treinamentos e Academia Uniclass.

• Doação de alimentos não perecíveis para a Creche São José Operário da Cidade Estrutural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário