segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ARUC FAZ 54 ANOS DE EXISTÊNCIA, MAS TEM POUCO PARA COMEMORAR

Porta Bandeira Gessy, Ala dos Pinguinse Dinamar. Desfile de 1962.

A Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), a mais antiga, tradicional e campeoníssima escola de samba da cidade, completa, nesta quarta-feira (21/10), 54 anos de vida e de uma história gloriosa sem ter muito o que comemorar.

Fundada no dia 21 de outubro de 1961, por um grupo de cariocas, recém transferidos para Brasília, a ARUC chega aos seus 54 anos vivendo um momento de grande dificuldade e de indefinição quanto ao futuro da entidade.

Não bastasse a não realização do desfile das escolas de samba no carnaval de 2015 e a indefinição sobre se haverá ou não o desfile em 2016, faltando pouco mais de 100 dias para o carnaval, a ARUC enfrenta, também, um problema ainda mais grave: a indefinição sobre a regularização definitiva da área que ocupa desde 1974 e que teve seu contrato de ocupação vencido em 1993 e até hoje não renovado, apesar de todos os esforços e tentativas de suas diretorias, ao longo de todos esses anos.

Nas últimas semanas, às vésperas do seu aniversário, a ARUC viveu momentos de grande ansiedade, ao receber uma notificação da Secretária de Esportes, Leila Barros, para que desocupasse a área. A notificação foi tornada sem efeito, dois dias depois, quando a Secretária reconheceu ter cometido um erro na interpretação dos pareceres da Procuradoria Geral do DF, mas a indefinição permanece.

Na semana passada, a diretoria da ARUC teve uma reunião na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), com o promotor Roberto Carlos Batista, e com um representante do Departamento Jurídico da Terracap, em busca de uma solução legal para a regularização definitiva e permanente da área ocupada pela ARUC.

Esse seria o nosso melhor presente de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário