domingo, 11 de fevereiro de 2024

Desfile de rua no Cruzeiro

O sábado de carnaval foi de grande expectativa, pois a ARUC entraria na avenida. Não seria a avenida montada para o desfile oficial e competitivo, mas sim a Avenida das Mangueiras, via central que divide o Cruzeiro Velho do Cruzeiro Novo. E embora seja conhecida como "Divisa", é a via que une os dois lados do Cruzeiro, a via central de nossa Região Administrativa. Outra expectativa foi quanto à chuva, que tem castigado Brasília nos últimos dias. O sábado começou bem chuvoso, mas o tempo foi firmando e pouco antes das 15h, as nuvens deram uma trégua.

Dinâmico R, Garuquinho, Erriana e Dr. Rupert

O cenário estava pronto para o tema-enredo "Dinâmico Erre, o super-herói do Cruzeiro encontra Garuquinho, a mascote da ARUC". Pela primeira vez, o desfile de rua tinha tema e samba-enredo próprio, como forma de celebrar a cultura cruzeirense. Para tanto, nossa Comissão de Frente foi montada pelo Grupo Teatral Noigandres. O jovem João Vitor interpretou o herói cruzeirense; o professor Ivan Gusmão foi do DR. Rupert; e a primeira-dama, Laura Pereira, foi Erriana. Todos personagens  dos livros e quadrinhos escritos pelo presidente Rafael Fernandes. A jovem Luiza Oliveira deu vida ao Garuquinho, mascote da Aruc, que encantou as crianças que estavam presentes e foi alvo de muitas fotos.

Karine, Rafael e Cristiano

Logo na sequência, o presidente Rafael veio saudando o público e o casal Karine e Cristiano conduziam com toda graça e leveza o nosso pavilhão azul e branco. Na calçada, a comunidade cruzeirense se divertia sambando e fotografando, marcando presença e mais uma vez tomando as ruas de nosso bairro para brincar o carnaval.

Ala de Passistas

Destaques

 Banjo (Diretor de Escola de Samba), Taís (musa), Makelly (princesa) e Verônica (Rainha da Bateria)
Júlia, Musa da ARUC

A Escola de Samba veio com todos os seus segmentos ativos, com as passistas, destaques e a corte dando um show de samba no pé e simpatia. A alegria foi a tônica deste desfile carnavalesco que é sempre uma oportunidade de renovar a conexão da Aruc com o Cruzeiro.

Toninho, Binho, Rinaldo, George, Robson e Adalberto

O Carro de Som da ARUC

O coração da escola de samba

A Bateria Carcará

Na concentração o carro de som tocava antigos sambas da ARUC enquanto o Diretor de Cultura Robson fazia os informes, a bateria se preparava e os cantores passavam o som. O presidente Rafael então saudou o público e fez oficialmente o lançamento do samba-enredo de 2024. Quando o DETRAN chegou a via foi fechada e a escola começou a ser armada na pista. Sambas do Rio foram tocados para começar, mas logo vieram sambas consagrados da ARUC no percurso que seguiu até a Feira Permanente e chegou ao Ginásio do Cruzeiro.

Ala do SinPro-DF

A realização deste desfile foi possível pelo empenho de nossos componentes e o apoio de nossos parceiros. Nossos agradecimentos para o Sindicato dos Professores, que montou uma ala com abadá próprio, à Administração Regional do Cruzeiro, no nome do Administrador Gustavo Aires que acompanhou todo o trajeto com sua equipe fazendo registros e participando da festa, ao Sindicato dos Bancários que tem colaborado conosco sempre com muito empenho e às forças de segurança (Detran e PM). O desfile e os ensaios fazem parte do projeto Circuito Brasília em Folia e a programação da ARUC se encerra na terça de carnaval, com a apresentação no Palco Diversidade, no Eixo Ibero Americano, às 16h. 




Ao final do desfile tivemos as falas do Administrador regional Gustavo, do Deputado Distrital Gabriel Magno e da Deputada Federal Érika Kokay. Por fim, o presidente Rafael agradeceu a todas e todos os cruzeirenses que fizeram uma grande festa, cheia de sinergia e emoção. Foi um verdadeiro sonho tornado realidade em nosso sagrado chão, o Cruzeiro.



Fotos desta matéria: Campina (https://www.instagram.com/galeranafoto/)
Texto: Rafael Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário