terça-feira, 25 de maio de 2021

Totem de Patrimônio Cultural inaugurado

Careca, Vareta, Rafael, Moa e Helio

Hoje foi o dia festivo para a inauguração deste marco na entrada de nossa sede com a presença de convidados e apresentação de nossa escola de samba em um evento ao ar livre.



A bateria, o Secretário de Cultura Bartolomeu Rodrigues e o presidente Rafael Fernandes 

A inauguração do totem por parte da Secretaria de Cultura vem reforçar o reconhecimento da ARUC como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, o que foi feito com o decreto nº 30.132/2009. E agora temos um marco físico à vista de toda população, além de ser o primeiro totem na região administrativa do Cruzeiro, mostrando que nossa sede é também um ponto turístico a ser conhecido por todos.

A placa é descerrada pelo Secretário de Cultura e pelo Administrador Regional

ARUC: Patrimônio Cultural Imaterial do DF

A instalação deste totem foi uma ideia proposta pela diretoria três anos atrás, pensando na comemoração de dez anos do registro, o qual ocorreu durante o carnaval de 2019.  O Totem só foi instalado agora, mas vem em boa hora, pois a permanência da ARUC em seu espaço volta a ser alvo de discussão jurídica. Ao instalar o totem, o GDF reforça a vinculação da agremiação a este chão, tanto que no seu registro como Bem Imaterial, a ARUC está presente tanto no Livro II, das Celebrações, quanto no Livro IV, dos Lugares.

Visita a sala de troféus

Assim como não podemos imaginar a Via Sacra fora do Morro da Capelinha ou o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro fora de Sobradinho, não dá para considerar que a ARUC ocupe outro espaço que não seja em sua sede no Cruzeiro Velho.



Agradecemos ao Secretário Bartolomeu Rodrigues e sua equipe pela iniciativa e empenho na instalação. Também saudamos o administrador regional do Cruzeiro Luiz Eduardo; o gerente de cultura Mauro Rocha; a presidente do Conselho regional de cultura do Cruzeiro Sheila Campos, e toda nossa comunidade que esteve presente nesta manhã tão alegre que celebra mais uma conquista.

A ARUC segue como espaço de resistência da cultura brasiliense.

Rafael Fernandes de Souza – presidente da ARUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário