quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Carnaval em clima de cinquentenário

Blog da Paola, 20/10/2010.

A Aruc, mais tradicional escola de samba de Brasília, completa, nesta quinta-feira (21), 49 anos de existência. Os preparativos para o cinquentenário da escola, porém, começam em clima de expectativa e indefinição quanto ao futuro da escola. Apesar de ter sido reconhecida oficialmente pelo GDF, por um decreto do então governador José Roberto Arruda, como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, a Aruc luta para regularizar a situação do terreno que ocupa desde 1983.

Depois de muitas idas e vindas, em 2008, o governador decidiu transformar a área ocupada pela agremiação na Vila Olímpica do Cruzeiro, e, transformada em organização social, a própria entidade poderia se habilitar para administrar a vila e, assim, continuar no mesmo local. A obra foi licitada, a licitação já foi homologada, mas ainda não saiu do papel, abatida pela crise política provocada pela Operação Caixa de Pandora.

A situação chamou a atenção do Ministério Público que instaurou um Procedimento Interno para acompanhar a ação do Distrito Federal para a proteção do patrimônio cultural imaterial representado pela Aruc. Enquanto esperam pela solução do impasse, os dirigentes da escola preparam os festejos dos 50 anos da entidade, em 2011. A festa tem início no carnaval, quando a escola vai desfilar o enredo “Aruc Jubileu de Ouro – Uma história de amor em azul e branco”, contando a história da escola. Ao longo do próximo ano, a agremiação pretende lançar um CD com os melhores sambas-enredo da sua história, um DVD com um documentário sobre os 50 anos da entidade, dirigido pelo cineasta Vladimir Carvalho, que aceitou o convite da diretoria, e um livro com fotografias históricas.

O Projeto Aruc 50 Anos prevê, ainda, um Concerto Canta Gavião especial – tradicional evento cultural promovido pela entidade que fez muito sucesso nos anos 90, torneios esportivos e um grande show, com nomes de destaque do samba brasileiro,que fecharia as comemorações em outubro do ano que vem. Para o presidente da escola, Moacyr de Oliveira, o grande presente esperado pela comunidade cruzeirense seria mesmo do governador Rogério Rosso: a autorização, ainda este ano, para o início das obras da Vila Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário