Tema Enredo 2024

 ARUC CARNAVAL DE RUA 2024

encontra GARUQUINHO

Justificativa

         A ARUC lança pela primeira vez um enredo visando o seu tradicional Desfile de Rua no Cruzeiro. Um desfile mais solto e leve, para brincar o carnaval com a comunidade. A ARUC vai apresentar a história do Dinâmico Erre, o Super-herói do Cruzeiro. Criação do atual presidente, Rafael Fernandes de Souza, o personagem completa agora 40 anos de criação e 23 anos de sua primeira publicação, com o livro Dýnamis Érrion no ano 2000. De lá para cá, foram mais dois livros, um almanaque, duas peças de teatro, dois vídeo clipes e três aventuras em Quadrinhos com o herói de capa, máscara e... boné! Uma história que envolve uma forte relação com o Cruzeiro e que só poderia ser carnavalizada pela Unidos do Cruzeiro. Garuquinho, mascote da ARUC criado por Tomaz André, será o mestre de cerimônias deste enredo.


Sinopse

          Era noite no Cruzeiro, quando duas figuras de azul se encontraram no céu. Um vinha voando do Cruzeiro Velho, era um gavião azul e o outro veio do Cruzeiro Novo: era um jovem de capa, máscara e... boné! Garuquinho, o gavião mascote da ARUC encontrava-se com o Dinâmico R. Um crossover entre personagens do bairro? É isso mesmo! A junção de Histórias em Quadrinhos com o carnaval.

         Garuquinho surgiu como mascote do time de handebol da ARUC em 1992, mas logo representaria também o time de futebol e o carnaval. Muito habilidoso, ele simboliza a diversidade da Unidos do Cruzeiro no samba, no esporte e na cultura.

         Já o Dinâmico R é um jovem super-herói que encontrou um anel alienígena na feira de artesanato da Torre de TV e descobriu que ele confere superpoderes ao colocar o anel e ler a frase “Dynamis Errion”. Fã de histórias em quadrinhos, ele se autoproclamou o herói da cidade. Só que o anel era procurado por um alienígena do mesmo planeta e suas aventuras se desenrolam a partir de então.

         Atuando há anos como herói em várias aventuras, o Dinâmico R conhece Garuquinho, o gavião da Aruc, às vésperas do carnaval e ambos compartilham do mesmo amor pelo lugar onde vivem: o Cruzeiro.

         Nesta animada conversa entre os dois personagens, Garuquinho fala sobre os desfiles de escolas de samba que começaram em 1932 no Rio de Janeiro e se espalharam pelo Brasil. E o Dinâmico R conta sobre as Histórias em Quadrinhos brasileiras que começaram ainda no século XIX com Ângelo Agostini publicando As Aventuras de Nhô Quim em 1859.

         Desta forma, eles resolveram experimentar uma troca de expressões culturais. Garuquinho vai ajudar o Dinâmico R a fazer um desfile de carnaval pelo Cruzeiro e depois o Dinâmico vai ajudar a fazer uma revista em quadrinhos com Garuc.

         Com isso nosso desfile começa com Garuquinho abrindo alas para o nosso desfile pela Avenida das Mangueiras, a divisa entre os dois bairros, Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo. É ali onde o cruzeirense se encontra, para ir à Feira, ao Ginásio de Esportes ou mesmo para pegar mangas no canteiro central.

         Logo vem a Comissão de Frente, com os personagens das aventuras de nosso herói. Estão lá seus companheiros do Esquadrão Rôfega: Caixinha Mágica, um rofegano em formas geométricas; Gladion Rogher, um soldado rofegano; Dr. Rupert, um experiente professor de ciências; As Erínias: Aleto, Megaira e Tisífone, três vigilantes gregas e Erriana, a descendente do criador do poderoso anel.

Esquadrão Rôfega tem este nome, porque é do Planeta Rôfega que veio o anel “Dýnamis Érrion”. Desenvolvido séculos atrás pelo Capitão Érrion Pontíarkes, ele veio para nosso mundo em busca de paz e aqui acabou se tornando líder de uma ilha isolada onde o anel foi passado de geração a geração para os novos líderes, até que a erupção de um vulcão deu fim aquele povo.

Os séculos se passaram e os poucos que conheciam aquela história procuraram pelo anel, tanto na Terra quanto vindo de Rôfega. Foi quando uma expedição acabou finalmente encontrando e o anel foi trazido para o Brasil, indo parar acidentalmente na feira da Torre de TV e sendo comprado por um garoto, nosso jovem cruzeirense.

 E então temos o terrível furacão Ventus Malus, o robô Relâmpego e os lacaios terrestres Karontino, Camaleon, Sr. Erro e Komandante Yá. Este é o mais perigoso grupo que poderia usar os poderes que o anel confere. São eles querem toma-lo de nosso herói.

E para não deixar o poderoso anel cair em mãos erradas, mas também para continuar sendo o herói de nossa cidade, o Dinâmico R age de maneira oculta, sendo considerado uma lenda urbana por quem mora no Cruzeiro.

Eventualmente alguém vê um vulto de azul passando por cima dos blocos de quatro andares. Por isso ele é chamado de “O cara do quinto andar”.

 

Um super-herói que não é nem americano, nem japonês. É Brasileiro!

Brasileiro, mas não é nem paulista, nem carioca. É Brasiliense!

É brasiliense, mas não do Plano Piloto ou de Taguatinga.

É do Cruzeiro!